Olá professoras e professores!!

Principalmente depois da pandemia, muitos professores compartilham da sensação de que as crianças estão mais dispersas, impacientes e desinteressadas. Você tem tido essas mesmas impressões?

Pesquisadores neurocientistas se dedicam muito a nos ajudar a compreender como o cérebro aprende de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento cerebral. Com um trabalho interdisciplinar envolvendo psicologia da educação, pedagogia e biologia, já temos algumas afirmações que são unânimes entre os estudiosos, mesmo que seja um campo de pesquisa recente e, por isso, com muitas vertentes. Confira algumas delas:

  • As funções executivas (atenção, memória de trabalho, controle de impulsos) melhoram progressivamente, permitindo maior capacidade de concentração e organização.
  • As crianças começam a seguir regras mais complexas, mas ainda precisam de orientação e repetição.
  • A capacidade de atenção sustentada melhora, permitindo períodos
  • maiores de foco em atividades escolares.
  • A memória de curto prazo (essencial para seguir instruções e resolver problemas) se expande, facilitando o aprendizado mais complexo.
  • O armazenamento de informações na memória de longo prazo se torna mais eficiente, principalmente quando associadas a significados.

 

Mas, como potencializar a atenção sustentada e o uso da memória em sala de aula, diante de crianças, talvez, desmotivadas ou desinteressadas?

  • As aulas podem ter atividades mais longas, mas ainda é necessário alternar momentos de concentração com pausas e movimento.
  • Métodos como ensino por associação, histórias e esquemas visuais ajudam na fixação do conteúdo.
  • Estratégias de revisão, como resumos e perguntas, reforçam a retenção da memória.
  • O trabalho em equipe e as atividades cooperativas são essenciais para o desenvolvimento da empatia.
  • A construção de um ambiente escolar positivo, com valorização das conquistas individuais e coletivas, fortalece a autoestima.

Achou interessante este assunto? Confira as bibliografias consultadas e leia suas obras completas.

  • RUIZ MARTÍN, Héctor. Como aprendemos? Uma abordagem científica da aprendizagem e do ensino. Trad. Luciane Alves Schein. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2024.
  • SIEGEL, D. J., & BRYSON, T. P. O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho. Editora Planeta, 2016.

 

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Por Karoline Barreto.