Olá professoras e professores!!

A pandemia escancarou o que já era um desafio: as desigualdades no processo de aprendizagem. Sabemos que muitos estudantes chegaram ao Ensino Fundamental – Anos Finais com grandes defasagens, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática, o que impacta, certamente, em outros componentes curriculares. O Ministério da Educação, atento a essa realidade, lançou o Guia para Implementação da Recomposição das Aprendizagens no segundo semestre de 2024, com propostas claras e práticas para enfrentar esse cenário nas redes de ensino.

Importante aqui reforçar que essa medida de Recomposição de Aprendizagens já é realidade nas escolas do Sistema Positivo de Ensino, uma vez que esse documento norteador, com as habilidades da BNCC que foram estudadas e apontadas como prioritárias, já está disponível no Positivo ON desde nosso retorno para as salas de aula, pós pandemia. O caminho atual é: Recursos -> Biblioteca de Recursos -> Recomposição de Aprendizagens.

E objetivo dessas ações é um só: garantir que todos aprendam o que têm direito de aprender. E como fazer isso? Reorganizando o currículo, priorizando habilidades essenciais, aplicando avaliações diagnósticas, formando grupos temporários com base nos níveis de aprendizagem e oferecendo atividades mais personalizadas — tudo isso sem esquecer do bem-estar dos estudantes e dos(as) professores(as).

Na prática, para nós, professores(as), o guia propõe caminhos como:

  • identificar o que os alunos já sabem e o que precisam aprender (lembrem das avaliações diagnósticas do Sistema Positivo de Ensino disponíveis no Positivo ON, ou as formativas que podem serem boas aliadas aqui também);
  • planejar aulas com foco nas habilidades prioritária (aqui você pode utilizar a planilha de Recomposição de Aprendizagens disponível no Positivo ON e o Assistente do Professor, que é a ferramenta de IA do Sistema Positivo de Ensino, para planejar e executar suas aulas, com o uso de metologias ativas e variadas);
  • usar materiais didáticos adaptados e métodos diferenciados (perceba todos os materiais disponíveis no Positivo ON: recursos didáticos, Objetos Digitais do realidade aumentada, Assistente do Professor e recursos de acessibilidade da plataforma, buscando a inclusão de todos no processo educativo);
  • acompanhar o progresso com avaliações contínuas e formativas (utilizar as avaliações propostas pelo Sistema Positivo de Ensino e utilizá-las como diagnósticas, formativas e/ou somativas).

A recomposição das aprendizagens não é “dar conta de tudo de uma vez”. É dar atenção ao que mais importa, para que ninguém fique para trás. Recompor é diferente de repor conteúdo. Na recomposição, diagnosticamos, priorizamos habilidades, reorganizamos currículos, buscamos novas estratégias, tudo de forma intencional e direcionada.

Conhecer esse guia é fundamental. Aplicá-lo, mais ainda. Afinal, somos protagonistas na missão de reconstruir a trajetória escolar de nossos alunos com mais equidade e qualidade.

Referência utilizada: BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Guia para Implementação da Recomposição das Aprendizagens. Brasília, DF: MEC, 2024

Thierre Andre Monaro – Especialista Pedagógico do Núcleo de Excelência Pedagógica do Sistema Positivo de Ensino