Olá professoras e professores!!
Entre os 7 e 10 anos, as crianças vivem uma fase decisiva para o desenvolvimento de hábitos e atitudes que impactarão seu percurso escolar e pessoal. Nesse contexto, a lição de casa deve ser vista não apenas como uma extensão do conteúdo, mas como uma ferramenta pedagógica valiosa para cultivar responsabilidade, organização e autonomia.
Mais do que garantir a sistematização de conceitos, a tarefa escolar em casa ensina a criança a lidar com rotinas, a administrar o tempo e a assumir compromissos. Ao perceber que seu esforço é acompanhado pelos adultos — professores e familiares —, ela se sente valorizada e compreende que o aprendizado também acontece fora da sala de aula.
Como educadores, nosso papel é propor atividades significativas, que façam sentido para o aluno, estejam ao alcance de sua compreensão e estimulem a reflexão. Além disso, é essencial orientar as famílias sobre como apoiar os filhos com equilíbrio: acompanhar, incentivar, mas sem fazer por eles.
Quando bem planejada e contextualizada, a lição de casa deixa de ser apenas “dever” e se torna um espaço de crescimento, autonomia e parceria entre escola e família.
Está com dificuldade de engajar algumas famílias na tarefa escolar? Aqui vão algumas dicas:
- Compartilhe na agenda, ou grave um vídeo com o seguinte texto:
Lição de casa: mais do que conteúdo, um treino para a vida
A lição de casa, especialmente entre os 7 e 10 anos, não serve apenas para revisar o conteúdo da escola. Ela ajuda a criança a desenvolver disciplina, concentração e autonomia — habilidades essenciais para qualquer caminho que escolher no futuro.
Quando os pais incentivam, acompanham (sem fazer por elas!) e mostram que se importam, a lição deixa de ser um fardo e se transforma em um momento de crescimento. Pequenos esforços diários constroem grandes aprendizados — na mente e no caráter.
- Estabeleça uma rotina previsível:
Envie as tarefas em dias e formatos consistentes. Isso ajuda a família a organizar melhor o tempo em casa e cria um senso de previsibilidade que reduz a resistência da criança. Afinal, é muito comum as crianças lembrarem de uma tarefa complexa, cheia de materiais e elaborada no domingo à noite, não é mesmo?
- Mantenha uma comunicação leve e contínua:
Use bilhetes curtos na agenda, mensagens por aplicativos ou murais para lembrar a importância da lição de casa, dar dicas e, principalmente, compartilhar elogios e avanços. As famílias se engajam mais quando percebem que seus esforços são notados.
- Crie “missões” ou desafios com prazo flexível:
Tarefas com nomes criativos (“Missão do Dia”, “Desafio da Semana”) geram mais curiosidade e engajam as famílias. Oferecer alguns dias para entregar também ajuda quem tem rotina mais apertada.
- Envolva os pais de maneira positiva nas reuniões:
Use parte das reuniões pedagógicas para conversar sobre a lição de casa: o que funciona, o que pode ser melhorado e como cada família pode adaptar o momento à sua realidade — sem culpa, mas com parceria.
- Compartilhe ideias práticas de apoio em casa:
Sugira pequenas estratégias: montar um cantinho fixo para estudar, desligar a TV por alguns minutos, fazer um checklist de tarefas, usar timer para ajudar na concentração. Muitas famílias querem ajudar, só não sabem como.
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Por Karoline Barreto
Josilena Monte couto
O conhecimento e libertador
Josilena Monte couto
Acredito que o conhecimento deve ser compartilhado, pois a educação é uma mão de via dupla.
MARIA EVILANIA GOMES SOUSA DOS SANTOS
Super validas as considerações! Já vou colocar algumas das sugestões em prática.
Adriana de Araújo Franco Padilha
Boa noite!
Gostei muito do conteúdo, pois a tarefa de casa além de ser um complemento, promove a união e o diálogo entre pais e filhos.
Valdirene Paulino de Oliveira
Ser professora POSITIVO,faz toda a diferença.
Como é satisfatório ver nossos pequenos e a sua família colocando em ação as nossas atividades propostas do livro.
Família+Escola=Resultado de excelência na educação.
Valdirene Paulino de Oliveira
O momento da tarefa de casa é o momento de aprendizado e também de diálogo entre pais e filhos.
Um momento proveitoso de troca entre os familiares.
Maria Jose Lopes de Souza
Excelente! Vou colocar em prática algumas das dicas.
Maria Ivanete Nogueira
A tarefa de casa é enriquecedora , fazemos comentários do momento, dialogamos as dúvidas, aquele que conseguiu fazer , apresenta a solução, mostra como foi o seu raciocínio, como encontrou a resposta, recomendo a falar com os pais os acontecimentos do dia , coloco a agenda no quadro e verificamos as potencialidades! O que já viram, o que teremos de diferente pra complementar. Trazem os diálogos da casa para a plenária da sala e pergunto para quem agregou mais conhecimento?
A tarefa é riqueza tanto pra mim, professora, quanto para eles!