Professoras e professores!!

A imagem de abertura deste texto foi gerada pela Inteligência Artificial (IA) a partir de orientações e descrições produzidas por mim, uma humana. Eu, por ser limitada artisticamente na área do desenho gráfico teria muita dificuldade para planejar e produzir uma imagem. Além disso, não encontraria uma imagem tão adequada. Nesse sentido, essa tecnologia da IA contribui e otimiza diversos processos do nosso dia a dia.

Quando pensamos em IA, muitas vezes a associamos a robôs futuristas, algoritmos complexos ou tecnologias que parecem distantes da infância. Mas a verdade é que a IA já faz parte do nosso cotidiano – dos filtros que escolhem músicas no celular às recomendações de vídeos ou jogos. Por isso, trazer esse tema para os Anos Iniciais é uma oportunidade de ensinar não apenas sobre tecnologia, mas também sobre pensamento crítico, criatividade e uso consciente das ferramentas digitais.

Por que falar de IA com crianças pequenas?

A escola tem a missão de preparar os alunos não apenas para o presente, mas para os desafios do futuro. Nos Anos Iniciais, isso significa despertar a curiosidade, desenvolver o pensamento crítico e estimular a criatividade.
Trabalhar com IA não é ensinar programação complexa ou cálculos avançados, mas sim aproximar conceitos de forma simples, mostrando às crianças que elas podem ser protagonistas nesse novo mundo.

Atividades práticas para a sala de aula

1. Histórias Co-criadas

Como fazer: peça que a turma sugira personagens, cenários e objetos. Use uma ferramenta de IA (como gerador de textos) para criar uma narrativa.

Desdobramento crítico: discuta com os alunos: A história ficou como vocês imaginaram? A IA inventou coisas diferentes? Nem sempre a máquina entende do mesmo jeito que os humanos.

2. Imagens para imaginar

Como fazer: peça que a IA gere imagens de situações inusitadas (ex.: “um cachorro astronauta”, “um castelo no espaço”).

Desdobramento crítico: converse sobre o que é real e o que é inventado. Questione: Essa imagem existe de verdade? Como podemos saber?

3. O jogo da previsão

Como fazer: simule como a IA aprende: por exemplo, peça às crianças que ensinem você a adivinhar uma fruta com pistas.

Desdobramento crítico: mostre que a IA só acerta quando recebe bons exemplos. Pergunte: Se dermos informações erradas, o que acontece?

4. Debate simples sobre decisões

Como fazer: apresente situações: “Se a IA fosse escolher nossos lanches, ela faria isso melhor que nós?”

Desdobramento crítico: incentive as crianças a refletirem que existem decisões que só os humanos podem tomar, porque envolvem sentimentos, valores e empatia.

Dicas pedagógicas

Use a IA como ferramenta de apoio, nunca como substituta da criatividade das crianças.

Valorize o processo: o mais importante não é o resultado da IA, mas a conversa e a reflexão que surgem a partir dele.

Reforce sempre a ideia de que a IA não pensa sozinha: ela depende de informações fornecidas por pessoas.

Acesse e utilize, no Positivo On o item “Assistente do professor” (imagem abaixo) para inovar as suas aulas.

Ao introduzir a Inteligência Artificial de forma lúdica e crítica, os professores ajudam as crianças a se tornarem usuários conscientes da tecnologia. Assim, desde cedo, aprendem que podem explorar, questionar e criar com responsabilidade – preparando-se não apenas para usar as ferramentas do futuro, mas para decidir como elas devem ser utilizadas.