Professoras e professores!!
A imagem de abertura deste texto foi gerada pela Inteligência Artificial (IA) a partir de orientações e descrições produzidas por mim, uma humana. Eu, por ser limitada artisticamente na área do desenho gráfico teria muita dificuldade para planejar e produzir uma imagem. Além disso, não encontraria uma imagem tão adequada. Nesse sentido, essa tecnologia da IA contribui e otimiza diversos processos do nosso dia a dia.
Quando pensamos em IA, muitas vezes a associamos a robôs futuristas, algoritmos complexos ou tecnologias que parecem distantes da infância. Mas a verdade é que a IA já faz parte do nosso cotidiano – dos filtros que escolhem músicas no celular às recomendações de vídeos ou jogos. Por isso, trazer esse tema para os Anos Iniciais é uma oportunidade de ensinar não apenas sobre tecnologia, mas também sobre pensamento crítico, criatividade e uso consciente das ferramentas digitais.
Por que falar de IA com crianças pequenas?
A escola tem a missão de preparar os alunos não apenas para o presente, mas para os desafios do futuro. Nos Anos Iniciais, isso significa despertar a curiosidade, desenvolver o pensamento crítico e estimular a criatividade.
Trabalhar com IA não é ensinar programação complexa ou cálculos avançados, mas sim aproximar conceitos de forma simples, mostrando às crianças que elas podem ser protagonistas nesse novo mundo.
Atividades práticas para a sala de aula
1. Histórias Co-criadas
Como fazer: peça que a turma sugira personagens, cenários e objetos. Use uma ferramenta de IA (como gerador de textos) para criar uma narrativa.
Desdobramento crítico: discuta com os alunos: A história ficou como vocês imaginaram? A IA inventou coisas diferentes? Nem sempre a máquina entende do mesmo jeito que os humanos.
2. Imagens para imaginar
Como fazer: peça que a IA gere imagens de situações inusitadas (ex.: “um cachorro astronauta”, “um castelo no espaço”).
Desdobramento crítico: converse sobre o que é real e o que é inventado. Questione: Essa imagem existe de verdade? Como podemos saber?
3. O jogo da previsão
Como fazer: simule como a IA aprende: por exemplo, peça às crianças que ensinem você a adivinhar uma fruta com pistas.
Desdobramento crítico: mostre que a IA só acerta quando recebe bons exemplos. Pergunte: Se dermos informações erradas, o que acontece?
4. Debate simples sobre decisões
Como fazer: apresente situações: “Se a IA fosse escolher nossos lanches, ela faria isso melhor que nós?”
Desdobramento crítico: incentive as crianças a refletirem que existem decisões que só os humanos podem tomar, porque envolvem sentimentos, valores e empatia.
Dicas pedagógicas
Use a IA como ferramenta de apoio, nunca como substituta da criatividade das crianças.
Valorize o processo: o mais importante não é o resultado da IA, mas a conversa e a reflexão que surgem a partir dele.
Reforce sempre a ideia de que a IA não pensa sozinha: ela depende de informações fornecidas por pessoas.
Acesse e utilize, no Positivo On o item “Assistente do professor” (imagem abaixo) para inovar as suas aulas.
Ao introduzir a Inteligência Artificial de forma lúdica e crítica, os professores ajudam as crianças a se tornarem usuários conscientes da tecnologia. Assim, desde cedo, aprendem que podem explorar, questionar e criar com responsabilidade – preparando-se não apenas para usar as ferramentas do futuro, mas para decidir como elas devem ser utilizadas.
Luciane Patrícia de Oliveira Batista
Bom dia hoje a tecnologia da educação traz um conhecimento de atividades de de ensinar melhor as crianças e os adolescentes e os adultos .
Traz uma abertura de aprendizagem lúdico fina e didática
Maria Tereza Ignacio
Preciso que seja trabalhado conosco, professores como desenvolvedor de Atividades pelo sistema Positivo.
MIRIAN SAYOKO KATAYAMA GOBARA
Bom dia!
Achei interessante, realmente hoje temos muito suporte para ensinar as crianças.