Professoras e professores!!!

Um dos questionamentos que, constantemente, fazemos em nossas aulas é: “Em que medida devo propor exercícios que tenham como base raciocínios que envolvam o mesmo conteúdo? Não queremos ser repetitivos , mas, em muitos casos, dependendo da importância do conteúdo trabalhado, voltar a raciocínios já vistos é muito importante. Héctor Ruiz Martín, pesquisador na área da psicologia cognitiva, em seu célebre livro: “Como aprendemos? Uma abordagem científica da aprendizagem e do ensino” faz considerações importantes a respeito da aprendizagem significativa. Assim ele se expressa: 

“Em primeiro lugar, os conhecimentos significativos são aqueles bem conectados a outros com os quais guardam alguma relação. Para gerar essas conexões, os alunos devem mobilizar seus conhecimentos prévios e pensar sobre o que estão aprendendo à luz desses conhecimentos (Martín, 2024, p. 123). 

O autor acrescenta que essa ideia se associa à aprendizagem ativa, em que o professor propõe diversas atividades de forma a garantir que os alunos deem significado  ao que estão aprendendo. Vamos a um exemplo prático no livro didático de língua portuguesa, em diversos segmentos, no que diz respeito ao ensino de gêneros textuais e sua funcionalidade: 

G5 

5º ano 

8º ano 

1ª série – Ensino Médio 

Seção Atividades – Ensino Médio

Os exemplos acima, que pertencem aos 4 segmentos (Educação Infantil, Anos Iniciais, Fundamental II e Ensino Médio), mostram o percurso metodológico que o livro didático trilha, a fim de que os alunos obtenham fluência no entendimento do que vem a ser gênero textual e qual a funcionalidade de cada um deles. E por que esse raciocínio é retomado ao longo da educação básica? Justamente por sua importância para o amadurecimento dos alunos no que se refere à compreensão mais ampla do propósito comunicativo dos diversos textos que circulam na sociedade. Essa amplitude é favorecida não apenas com um exemplo de cada gênero, nos diversos segmentos, mas também com a exploração de outros gêneros na seção Atividades para que os alunos possam ampliar o repertório a respeito do conteúdo “Gêneros Textuais” e apliquem o que aprenderam sobre esse conteúdo: aspectos linguísticos, estrutura composicional, funcionalidade, entre outros aspectos. Por fim, a “repetição” do tema Gêneros textuais se dá, como não poderia deixar de ser, em complexidades diferentes, exigindo cada vez mais dos alunos o amadurecimento dos raciocínios que envolvem a discussão sobre esse tema, e é exatamente essa retomada da temática, em níveis diferentes de dificuldade, que traz a fluência dos alunos no conteúdo abordado. Portanto, para que a aprendizagem seja significativa, e os alunos passem a ter uma compreensão mais elaborada de determinados temas, é preciso que eles sejam expostos a diversas situações em que eles apliquem o que aprenderam em sala de aula. 

Valter Zotto de Andrade – Especialista Pedagógico