Olá! Esperamos encontrar todas e todos bem. 

A proposta pedagógica do Sistema Positivo de Ensino preza pela interação no processo de aprendizagem, embasado nos pilares da Educação Integral.

Nos comprometemos diariamente com a entrega de uma solução completa de ensino e aprendizagem que está de acordo com os documentos normativos do país, como as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Este último, com força de lei,  define:

“Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.” 

Portanto, os conteúdos apresentados em cada capítulo das Coleções são construídos respeitando os objetos de conhecimento da BNCC definidos para cada componente curricular. A partir dessa definição, a organização didática preza pela espiral da aprendizagem, onde os conteúdos e habilidades fundamentais para um novo conhecimento são retomados em capítulos seguintes, como um pré-requisito para novas aprendizagens, assim a criança ou adolescente não tem a sensação de repetição de conteúdo, mas sim de agregar um novo conhecimento àquele já adquirido, sendo fundamental para isso o conhecimento profundo e completo das orientações didáticas e metodológicas que oferecemos aos professores. 

Gostaríamos de reforçar os 4 princípios metodológicos que são a base da construção de cada capítulo e que conduzem o planejamento das aulas realizados pelos professores,  em todos os segmentos: SENSIBILIZAR, CONSTRUIR, SISTEMATIZAR E APLICAR.

  • 💡SENSIBILIZAR: Na primeira etapa, apresentamos a abertura do capítulo, os objetivos e perguntas motivadoras para que os estudantes possam demonstrar os conhecimentos prévios aos professores, e esses possam engajar para as novas aprendizagens.
  • 🧩CONSTRUIR: Diante do diagnóstico, há conhecimentos conceituais, procedimentais e atudinais a serem construídos ao longo do capítulo, em que os professores podem planejar da forma mais coerente com o desenvolvimento de cada turma, por exemplo: uma exposição teórica, rotação por estações ou pesquisa ativa usando como base o livro didático e ainda, com o uso da projeção, explorar os conteúdos digitais para mediar a construção do conteúdo. 
  • 🔄SISTEMATIZAR: Para a etapa de sistematizar as aprendizagens o capítulo traz atividades em seções específicas de cada componente curricular, visto que “Fazendo ciência” implica em conhecimentos específicos diferentes do “Tirar de Letra”, seção de Língua Portuguesa. Além disso, temos o Livro de Atividades com sequência de sistematização do conteúdo do livro didático do estudante, para que os docentes possam planejar seu uso da forma como achar conveniente, podendo explorar o Livro em sala de aula ou direcionando algumas páginas para tarefa de casa. 
  • 🎯APLICAR: Para finalizar o capítulo, realizamos uma repetição de sistematização aplicada, relacionando os conteúdos do capítulo em atividades mais lúdicas e complexas, em que o professor pode planejar para revisão avaliativa, ou ainda corrigir em sala de aula após uma tarefa de casa. 

Finalmente, gostaríamos de destacar que também estamos alinhados com a BNCC quando o assunto é alfabetização. O documento normativo reconhece a especificidade da alfabetização e propõe a mescla de duas linhas de ensino: a primeira indica para a centralidade do texto e para o trabalho com as práticas sociais de leitura e escrita. A  segunda, soma a isso o planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita alfabética (estudar, por exemplo, as relações entre sons e letras e investigar com quantas e quais letras se escreve uma palavra, e onde elas devem estar posicionadas ou como se organizam as sílabas). Mas, também, aponta ser preciso um trabalho com a consciência fonológica e com conhecimento das letras para ajudar a criança a evoluir em suas hipóteses de escrita. 

Dessa forma, na Educação Infantil trazemos o livro Letrar em que a centralidade do texto permite às professoras planejar, de acordo com as orientações metodológicas, sequências de atividades que, partindo da história, serão estudos sobre as letras e sílabas com significado e repertório, já evoluindo muito, dessa maneira, nas interpretações textuais. Na mesma linha de raciocínio sobre o processo de alfabetização reconhecido pela BNCC, no Ensino Fundamental Anos Iniciais todos os componentes curriculares do 1º e 2º ano apresentam atividades que mobilizam habilidades de consciência fonológica com a criança, como por exemplo: Produzir (dizer) uma palavra maior que a outra; Identificar palavras que comecem com a mesma sílaba; Identificar a presença de uma palavra dentro da outra. Mesmo que as palavras em si, são de conhecimentos específicos de outro componente curricular (como escrever os nomes dos planetas do Sistema Solar em Ciências, de acordo com as letras e sílabas já presentes). Por fim, do 3º ao 5º ano, chamamos de fase de consolidação da alfabetização em que, em Língua Portuguesa, estruturamos construção textuais baseadas em práticas sociais de leitura e escrita, usando como método a rubrica de autoavaliação do rascunho para que cada criança consiga perceber e analisar a sua escrita e compreender, sobretudo, sua própria letra e forma de escrita. 

Por fim, as soluções educacionais do Sistema Positivo de Ensino são uma parceria entre escola, família, estudantes e professores, em que o planejamento e o diagnóstico constante através de avaliações formativas e processuais é que podem garantir as aprendizagens essenciais esperadas pelos documentos normativos, reforçando que os professores têm autonomia para incentivar e ampliar as aprendizagens de cada capítulo, desde que toda a turma tenha sido avaliada com sucesso nos conteúdos essenciais, que serão, de acordo com a espiral de aprendizagem, revisitados ao longo de toda a Educação Básica, mudando a complexidade e as habilidades esperadas. 

Reafirmamos nosso compromisso com a Educação Integral e o uso de recursos metodológicos atualizados, embasados nos debates relevantes da Educação brasileira e Renovação constante dos conteúdos e projeto gráfico.