Olá, professor e professora! 

Vamos pensar nos caminhos da escrita e da fala? 

Para começar a conversa… 

Sabemos o quanto é importante uma base bem constituída na aquisição da linguagem, tanto da fala quanto da escrita, com propostas significativas de aprendizagem e uma metodologia de ensino coerente e eficaz para a consolidação da alfabetização. 

Pensar na apropriação da escrita alfabética é pensar no desenvolvimento infantil, em seu processo de progressiva compreensão. Por isso mesmo, é preciso oportunizar à criança da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental contextos significativos para que ela: (i) perceba a relação entre escrita e oralidade; (ii) desenvolva a consciência de que a escrita representa os sons das palavras; (iii) consolide habilidades para se apropriar da escrita e da leitura.   

A descoberta fundamental que a criança faz nesse caminho é que para ler e escrever ela precisa fazer a relação dos sons da língua com as letras (com os grafemas), de acordo com o nosso sistema de escrita alfabética, que é complexo.  Além disso, quando uma criança aprende a falar e a escrever, ela começa a dominar um sistema linguístico, portanto, para a   criança adquirir a fala e a escrita, ela precisa de oportunidades de “ouvir”, de “falar” e de “escrever” em contextos reais, significativos e motivadores. 

Que tal brincar com as crianças pensando na exploração de textos poéticos da tradição popular, como: cantigas, parlendas, trava-línguas? 

Sugestões de práticas: 

  1. Brincando com os nomescada participante escreve seu nome em letra caixa alta numa tira de cartolina. No grande grupo, presencialmente ou online, cada aluno deverá classificar os nomes quanto à quantidade de letras. Para tanto, é preciso separar oralmente o grupo em equipes conforme o número de letras do nome. Cada participante com o alfabeto móvel pega as letras de seu nome e as junta com um outro colega para escrever novas palavras. Ao final, as crianças podem fazer uma lista com a escrita das palavras que foram formadas por elas.  
  2. Retrato falado: Nesta atividade cada criança irá realizar o desenho de um retrato falado inventado pelo(a) professor(a). Confira a sugestão de uma descrição: olhos bem grandes, sobrancelhas grossas, nariz bem redondo, boca pequena e bem vermelha, cabelos ondulados e compridos. Depois, as crianças podem comparar o seu desenho com os dos colegas e encontrar diferenças e/ou semelhanças nas ilustrações. 
  3. Identidade falante: Confeccionar com as crianças um cartaz que represente um documento de identificação (RG). O espaço destinado para a foto deverá ser recortado para que a criança ao segurar o cartaz, encaixe seu rosto na parte vazada e possa descrever seus dados oralmente, respondendo a algumas questões: 
    • qual o seu nome completo? 
    • qual a sua idade? 
    • você sabe qual é a data de seu nascimento? 
    • em que cidade você nasceu? 
    • você sabe o nome dos seus pais? 

      As crianças podem realizar o registro das informações realizadas durante a entrevista. 

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