Olá, professor(a)!
Você sabia que possibilidades de experiências sonoras e musicais são essenciais no desenvolvimento integral de bebês e crianças bem pequenas?
É brincando ora sozinha, ora interagindo com outras crianças e com os adultos, que por meio do fazer musical, a criança explora diferentes sonoridades, e com isto, desenvolve suas competências musicais.
O planejamento de interações e brincadeiras intencionais, possibilitarão à criança, a relação direta com a atividade musical, seja em momentos de descontração, seja nos momentos mais dirigidos. Enquanto brincam, se expressam, por meio das várias linguagens.
Quais as possibilidades de exploração sonora, que a nossa coleção oferece para G1 e G2?
Para os grupos 1 e 2, o Livro de Experiências Volume 1, oferece muitas e ricas possibilidades. Professor, este livro é seu planejamento! Nele há uma infinidade de possibilidades de experiências, para propor para seu grupo de bebês e crianças bem pequenas, com os planejamentos que consideram o tempo, o espaço, os materiais e os agrupamentos.
Ainda há o detalhamento da sua ação e sugere na sequência, os livros e as páginas para o registro das crianças. Tem mais: sugestões sobre o que observar, a partir da ação da criança, para compor a documentação pedagógica. Confira, no capítulo 2, do grupo 1, “Brincadeiras com sons” e do grupo 2, “Mais Brincadeiras com sons”. Você, professor, poderá revisitar as possibilidades já realizadas com os pequenos e propor novamente inserindo novos desafios e/ou objetos sonoros.
Mas, para ampliação das propostas, que tal mais algumas ideias para serem realizadas em família?
Selecione músicas e cantigas e monte uma playlist para auxiliar as famílias no repertório e conhecer também, o repertório das famílias!
Outra ideia seria a construção de objetos sonoros e a construção de instalação sonora em casa, para oferecer um espaço no qual as crianças possam explorar os sons dos variados materiais e objetos sonoros, e ainda possibilitar a interação com a famílias.
Veja só professor, o que poderemos sugerir para as famílias:
Instalações Sonoras:
Tudo que possa produzir sons e que seja seguro, para que a criança explore e faça descobertas!
Objetos Sonoros:
Que tal vestir tornozeleiras sonoras, com guizos? Dançar e se divertir!
Com certeza, estas possibilidades ampliarão o repertório e gosto musical da criança e possibilitará momentos agradáveis e divertidos em família.
Compartilhe conosco seu trabalho com a linguagem musical e as observações a partir das experiências dos bebês e crianças bem pequenas!
Antônia Yanara Torres de Sousa
Planejamento
Tatiane Sprada
Isso mesmo professora Antônia, muitas inspirações para o planejamento.
Abraços!