Lançado em 2020, o livro “Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização”, de Artur Gomes de Morais reforça e prova, no contexto brasileiro, que as teorias dos campos da psicologia e da linguística exploradas desde a década de 1980 têm sido mais eficazes na codificação e decodificação do alfabeto.
Portanto, sendo a escrita alfabética a representação dos sons da língua, sua apropriação pela criança envolve inevitavelmente a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. O Sistema Positivo de Ensino oferece os recursos para que os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais explorem a alfabetização através deste foco. Mas, como fazer?
Depois de numerosas pesquisas com crianças brasileiras no contexto escolar, Artur Gomes de Morais reforça a importância da ludicidade neste processo, especialmente os jogos de linguagem: “Ao refletir sobre o tema, Debyser (1991) nos faz ver que os ‘jogos de linguagem’, tão frequentes nas mais variadas sociedades, permitem introduzir, na sala de aula, um espaço de prazer e de ampliação das capacidades humanas de lidar com a linguagem numa dimensão estética, gráfica e sonora.”
Levando em consideração os jogos de linguagem, oferecemos aos professores diversas parlendas, poemas ritmados, canções, acalantos e melodias para que sejam explorados em sala de aula com as crianças pequenas na Educação Infantil. Nos Anos Iniciais, todos os componentes curriculares exploram jogos de linguagem utilizando a música, nos diversos componentes curriculares, mas especialmente Arte e Língua Portuguesa.
Dessa forma, o ritmo é explorado em rimas, separações silábicas, explorações com o corpo e escuta ativa e atenta do silêncio e do som. Para promover ainda mais o trabalho com o ritmo na sala de aula, apresentamos aqui o jogo “Caminho Sonoro” que pode ser inserido no planejamento de qualquer turma dos Anos Iniciais.
Professor (a), imprima e plastifique as placas do arquivo abaixo, separe-as ao chão em fila, com uma distância aproximada de 60 cm. entre uma e outra. Desafie os alunos a criarem uma fila atrás das placas: para caminharem entre as placas e chegarem ao fim do caminho, é necessário que a criança reproduza o som conforme o pedido. Para as turmas de 1º e 2º ano, recomendamos que caminhem uma criança por vez, a partir do 3º ano você pode deixar o desafio ainda mais difícil, pedindo que elas caminhem juntas: quando a segunda criança caminha para a segunda placa, a próxima criança dá um passo e juntas, de forma ritmada, precisam executar os sons, e assim sucessivamente até a última criança da fila percorrer todo o caminho. Mas, como marcar o ritmo? Bata palmas ou use o metrônomo online, para isso digite no Google: “metrônomo” e utilize a régua em 90 BPM, explique para as crianças antes de começar que a cada toque do metrônomo elas executam o som pedido na placa da fila e um passo para frente.
Ficou com dúvidas para usar o jogo? Deixe sua pergunta nos comentários que vamos te ajudar!
Francisca
Não entendi como jogar
Deusneta Machado de Morais Araújo
Não entendi como jogar