Como professores pautados na concepção interacionista, que é a proposta em que o material do Sistema Positivo de Ensino está estruturado, rotineiramente fazemos perguntas aos alunos com diversas finalidades.

Nossos questionamentos têm a intencionalidade de identificar os conhecimentos prévios e conhecimento de mundo dos estudantes, avaliar o desempenho escolar dos alunos, promover a reflexão a respeito de uma temática, entre outros. Além disso, a prática de inserir perguntas torna a aula mais dinâmica, contribui para a prática de ensino do professor, desenvolve a oratória dos estudantes, enfim, auxilia no processo de ensino e aprendizagem como um todo.

Na maioria das vezes somos nós, professores, que realizamos perguntas a fim de instigar os alunos no processo de elaboração de respostas. Mas, em algum momento, você incluiu nas suas aulas momentos para que os alunos tivessem que elaborar perguntas a partir de uma temática? Será que motivamos os alunos a questionar?

Quando o indivíduo elabora perguntas ele se sente valorizado, amplia os seus conhecimentos, reflete sobre as suas ideias, organiza os pensamentos e desenvolve habilidades relacionadas à leitura, oralidade e escuta.

A coleção de Filosofia para o Ensino Fundamental proporciona uma iniciação filosófica aos alunos por meio do contato com indagações e problemas conectados com as vivências e os interesses próprios da faixa etária correspondente a cada ano escolar. Esse contato com a Filosofia é proposto de forma lúdica, dialógica e reflexiva, possibilitando o desenvolvimento de habilidades cognitivas que resultem em atitudes éticas, como ouvir, considerar e respeitar opiniões diferentes, entre outras. Para o pensamento filosófico o principal recurso metodológico é a pergunta.

Adotar essa atitude questionadora é essencial, inclusive, para as outras áreas do conhecimento. Os componentes de Matemática e Ciências, por exemplo, dependem de perguntas norteadoras para a aprendizagem de conceitos, construção do raciocínio e compreensão dos conteúdos envolvidos. Sendo assim, a intencionalidade desse artigo é trazer inspiração e sugestão de como podemos instigar os alunos a elaborar perguntas.

Utilizando as imagens presentes no material, podemos orientar aos estudantes para que apontem possíveis perguntas que poderiam ser elaboradas a partir da figura. Outra possibilidade seria apresentar um conceito ou número para que os estudantes elaborem questões em que esses elementos poderiam ser a resposta.

A partir do que foi apresentado nesse artigo e da sua experiência como docente, reflita sobre a sua prática e recursos do material do Sistema Positivo de Ensino e escreva nos comentários abaixo como induz os seus alunos a elaborar perguntas e de que maneira os elementos do material didático podem ser utilizados para essa prática.