A transição da educação infantil para os anos iniciais é um marco na vida das crianças, uma carga de responsabilidade é acrescida e as crianças são nomeadas no ambiente escolar como alunas e alunos.

Uau!

Quanta coisa para crianças tão pequenas e, é a partir de então, que um novo universo começa a surgir para elas, como a divisão das aulas por componentes curriculares e oficialmente, o processo de alfabetização.
A alfabetização e os letramentos são processos poderosos e que geram impactos na vida das crianças. Socialmente, saber ler, escrever e interpretar são partes fundamentais para o exercício da cidadania, da resolução de demandas simples e complexas da vida.

Todo esse processo precisa acontecer de forma natural, divertida e lúdica!
São crianças! E se refletirmos, até adultos adoram atividades lúdicas e inteligentes, perspicazes e envolventes.
No dicionário Oxford Languages, temos a seguinte definição para o termo lúdico:
1. relativo a jogo, a brinquedo.
2. que visa mais ao divertimento que a qualquer outro objetivo.

“A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil” (BRASIL, 2018, p. 57).
Essa articulação proporciona experiências, novas formas de ver e ler o mundo, a formulação de hipóteses, conclusões, e tudo isso de modo mais ativo, cheio de atitude na construção de conhecimentos.

E como inserimos a ludicidade nos anos iniciais?
• Brincadeiras: Caça-palavras, jogo da memória das letras, pife das rimas, palavras de cá para lá, quem conta um conto, adivinhação de palavras…
• Trabalhos manuais com as crianças engajadas e atentas com a atividade, concentradas: recortes de papel para diferentes atividades, criação de avatares, dados, entre outros; O raciocínio lógico e as experiências sensoriais são de grande valia.
• Música: E quem não gosta de música? Neste item necessário na rotina das aulas, a coordenação motora é evidenciada, o equilíbrio, a espacialidade, o ritmo e por consequência, a linguagem. Dançar faz bem!

Torne suas aulas lúdicas, prazerosas para você e para as crianças, tem um post nosso que se chama “Alfabetizar letrando e letrar alfabetizando…” do dia 02/05/2022, nele você encontrará muitas dicas de atividades para suas práticas docentes.
Professora e professor, aposte em atividades lúdicas e envolventes, e partilha conosco suas experiências.