O uso de ferramentas digitais na Educação Infantil: certo ou errado?
Smartphone, tablet, televisão, notebook, internet, inteligência artificial, estas são algumas tecnologias que já fazem com que as crianças estejam conectadas ao mundo digital antes mesmo de começar a ler e a escrever.
Mas, por que a utilização de ferramentas digitais na Educação Infantil é ainda um assunto muito polêmico?
Costumamos polarizar as opiniões e enxergar apenas dois lados, aí vem a pergunta: é certo ou errado a utilização de ferramentas digitais na educação infantil?
Negar a existência destes recursos digitais não resolverá o problema do tempo que os pequenos ficam expostos as telas. Mas por outro lado, utilizar esses recursos como um fim e não como uma ferramenta para desenvolver aprendizagens significativas também é um erro.
Dar um tablet ou um smartphone para uma criança pequena brincar sozinha pode ser muito prejudicial ao seu desenvolvimento, mas se utilizarmos estes recursos como um apoio visual para estar junto à criança e contar uma história, por exemplo, a tecnologia passa a ganhar um significado e um papel totalmente diferente na vida dos nossos pequenos.
Ficar em frente a tela de uma televisão não é destrutivo por si só, mas é destrutivo se afasta as crianças de coisas como interagir com pessoas reais, que é o que elas mais parecem querer.
E qual o papel dos pais neste cenário?
Uma vez que o mundo está dado de uma certa forma, é justamente ajudar a criança a lidar com este mundo, então aí entram as regras e cabe aos pais definir o tempo e como será a utilização das telas, a depender também da idade da criança.
E o papel da escola?
Em parceria com a família a instituição escolar é responsável por orientar os pequenos desde a primeira infância a fazer um bom uso das ferramentas digitais. Muitas coisas boas ocorrem a partir do mundo virtual, e na Educação Infantil o uso de ferramentas digitais, a partir de intencionalidades pedagógicas, promovem vivências interativas, as quais possibilitam a construção da experiência pela criança.
E o que a BNCC nos diz?
A cultura digital é a competência de número 5 prevista na Base Nacional Comum Curricular:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BRASIL, 2017).
Senso assim, é um dever da escola, desde a etapa da Educação Infantil, promover a cultura digital e um direito das crianças em ter acesso a recursos tecnológicos contemporâneos no ambiente de aprendizagem. Pensando nisso, a Coleção de Educação Infantil do Sistema Positivo de Ensino contempla conteúdos digitais com intencionalidade pedagógica e pensados para cada faixa etária. A partir do Grupo 3 as crianças interagem com estes conteúdos por meio de QR code e Realidade Aumentada (RA).
Quer saber como funciona um conteúdo em RA?
Clique no link e assista ao vídeo:
Vale ressaltar que não basta as crianças terem contato com diferentes recursos tecnológicos, tornando-se simples consumidoras. É necessária a mediação do professor para que conheçam as ferramentas, desenvolvam o espírito crítico e os cuidados necessários ao utilizá-las, tornando-se produtoras.
E você, professor(a), já oportunizou momentos em que as crianças pudessem fotografar ou filmar as suas experiências e descobertas cotidianas?
Que tal começar propondo que elas fotografem o espaço que elas mais gostam na escola e organizar uma exposição com as fotos tiradas sob a perspectiva do olhar dos pequenos?
Compartilhem conosco nos comentários como vocês utilizam as ferramentas digitais na Educação Infantil.
Até mais! 😊