Olá, professoras e professores! Como estão?

Os últimos dias letivos são muito intensos. Avaliação final, recuperação das aprendizagens, o desafio de manter os alunos envolvidos no processo de aprendizagem, entre outras atividades para concluir o ano. Além disso, o Conselho de classe.

A prática do Conselho de classe teve início na França, em 1945, com o objetivo de orientar o acesso dos alunos ao ensino clássico ou técnico, de acordo com o perfil de cada um. No Conselho, havia o empenho pedagógico vinculado a um trabalho disciplinar para o sucesso do estudante.

Desde a sua implementação até hoje, houve diversas mudanças no contexto global e na estrutura escolar, impactando, inclusive, o formato e a perspectiva do Conselho de classe. No Brasil, a partir da Lei 5.692/71, o Conselho de classe passa a ser visto como uma etapa no processo avaliativo, de caráter psicopedagógico e interdisciplinar.

Na prática, é no Conselho de classe que fazemos o levantamento do que o estudante aprendeu e como se desenvolveu. Durante esse encontro, refletimos sobre a nossa atuação como docentes, ou seja, na maneira como estimulamos a criança e fornecemos meios para que ela possa desenvolver todo o seu potencial como aluna e cidadã. Outro aspecto considerado durante o Conselho é como o contexto pode ter favorecido ou facilitado o seu sucesso escolar. São muitas perspectivas que temos que ponderar nesse momento, pois ele é extremamente relevante para a progressão escolar da criança.

Considerando que o contexto pandêmico provocou impactos na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças, o Sistema Positivo de Ensino produziu o documento de Recomposição de aprendizagens (você pode visualizar esse material acessando o Positivo On, na aba “Recursos”). Nele foram selecionadas habilidades essenciais que precisam ser enfatizadas em sala de aula a fim de reduzir as lacunas que ocorreram durante o período de aula on-line e formato híbrido. Além disso, ter esse olhar didático para tais habilidades fornece bagagem para que o aluno avance de série e dê continuidade aos encaminhamentos de recomposição de aprendizagem.

Esse documento de Recomposição de aprendizagens pode ser mais um instrumento utilizado durante o Conselho de classe. De que maneira? Levando em consideração que os alunos estão no processo de recomposição, não podemos usar como critérios avaliativos os mesmos que eram ponderados antes da pandemia. Nesse sentido, devemos identificar quais aspectos são fundamentais para que o estudante consiga enfrentar o ano escolar seguinte. Esse mapeamento está presente no material de Recomposição de aprendizagens. Ou seja, durante o momento de preparação para o Conselho de classe, é possível fazer o levantamento e a análise do estudante em relação às habilidades essenciais, e não de todas que estão previstas, já que este foi um ano de retomada dos objetos de conhecimento e fortalecimento da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Usando a Recomposição de aprendizagem como mais um instrumento para compor as percepções a respeito de cada aluno, o Conselho de classe poderá se tornar um momento de mais tranquilidade.

Escreva nos comentários como você se sente nos momentos de Conselho de classe.

Um abraço e até mais.

Samantha Fechio.