Olá, professor(a) do Sistema Positivo de Ensino!
Um dos aspectos fundamentais, em sala de aula, é o trabalho com a oralidade. Nessas oportunidades, os alunos têm “voz” e “vez” para expressar, oralmente, suas impressões a respeito do mundo que os cerca, bem como suas opiniões sobre diversos temas. Vale destacar que, em momentos como esses, algumas dimensões do trabalho com a oralidade são evidenciadas, quais sejam:
– a ampliação do vocabulário, já que, para expor suas ideias com eficiência, os alunos precisam selecionar palavras adequadas ao que está sendo discutido;
– o aprendizado da escuta ativa, em que a voz do outro deve ser respeitada;
– a diminuição da timidez, tão comum quando os alunos precisam se expor em público;
– a ampliação de repertório, já que, para expor suas ideias, os alunos precisam se fundamentar;
– o desenvolvimento da habilidade de argumentar, seja em situações corriqueiras, seja em situações mais formais;
– o amadurecimento da criticidade nos alunos, o que se evidencia na qualidade das reflexões expressas por eles.
E como o livro didático do Sistema Positivo de Ensino oportuniza esses momentos?
É importante levar em consideração que o trabalho com a oralidade pode ser realizado constantemente em sala de aula, seja nos momentos em que as atividades do livro didático promovem discussões diversas, as quais são acompanhadas do ícone que se encontra no início deste texto, seja por iniciativa dos professores, que podem propor, ao longo das aulas, em todos os componentes curriculares, situações em que os alunos falem, expressem as suas ideias e compartilhem suas opiniões. Certamente, a prática da oralidade, além de trazer dinamismo para as aulas, dialoga, de diferentes formas, com as Competências Gerais da Educação Básica, registadas na BNCC, as quais podem ser concretizadas por meio de atividades que envolvem a participação efetiva dos alunos nos diversos momentos de aprendizagem.
Clique aqui na proposta pedagógica: ORALIDADE
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Abraços! Valter