Olá, professoras e professores, como vocês estão?
No 1º ano do Ensino Médio, no livro didático de língua portuguesa, 1ª série, há um trabalho com o Estatuto da Juventude, documento instituído em 5 de agosto de 2013.
Esse texto é de grande importância pelas seguintes razões:
– dialoga, de forma especial, com uma das 10 Competências Gerais da Educação Básica, a qual faz referência aos direitos humanos:
Competência 9 – Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades sem preconceitos de qualquer natureza. (BNCC, 2017, p. 10)
– proporciona um contato de nossos alunos com um texto de lei, cuja linguagem não apresenta gírias ou marcas da oralidade, o que, certamente, é um aspecto importante a ser discutido nas aulas de língua portuguesa.
– é um texto construído com uma estrutura diferenciada, em que estão presentes artigos, parágrafos, incisos e alíneas, o que implica um desafio maior ao leitor no que diz respeito à interpretação das informações. E desafios são sempre bem-vindos aos alunos do Ensino Médio.
– trata-se de um documento que evidencia os direitos dos jovens que têm entre 15 e 29 anos. As informações presentes no Estatuto abrangem, portanto, um grande número de pessoas, entre as quais estão os alunos do Ensino Médio.
– o Estatuto, justamente pela amplitude das informações presentes nesse documento, abre caminhos para uma compreensão mais elaborada do significado de CIDADANIA, tema tão importante para os nossos alunos.
Além de todos esses aspectos, há outras possibilidades para tornar o trabalho com o Estatuto mais significativo ainda. Se houver tempo disponível, pode-se, por exemplo, explorar o vocabulário do documento, pesquisando o significado de termos desconhecidos; pode-se falar da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), a qual é citada no documento; pode-se fazer um debate a respeito da profissionalização, tema muito apropriado para os alunos do Ensino Médio.
Você pode acessar o estatuto da Juventude neste link:
Essas são apenas algumas sugestões de trabalho, mas, certamente, cada um de vocês terá muitas outras ideias para explorar o Estatuto da Juventude. Bom trabalho!
Ficou com dúvidas ou tem sugestões? Deixe seu comentário.
Abraços! Prof. Valter