Olá, professores(as). Tudo bem?
Provavelmente você já foi questionado sobre isso, ou até mesmo já pensou no assunto.
Então, vamos refletir juntos!
Geralmente, quando falamos em material didático, a maioria das pessoas imagina “apostilas” extensas, com sistematizações rígidas e predefinidas, usadas concomitantemente por todos os alunos. Esta lógica está atrelada a maneira como muitas pessoas, que, em sua maioria, não são da área da educação, enxergam a escola.
Sendo assim, quando falamos em bebês e crianças bem pequenas, precisamos pensar em um material didático bem flexível, que respeite a faixa etária, que enxergue a singularidade das crianças e que dê autonomia e protagonismo a este professor(a).
Para isto, a Coleção SPE destinada aos grupos 1 e 2 configura-se como um grande acervo de possibilidades, dicas e inspirações para uma prática pedagógica que valoriza as infâncias e a construção da experiência pelas crianças.
A coleção da Educação Infantil precisa ser vivenciada no cotidiano da escola, mas como fazer isso com bebês e crianças bem pequenas?
Para responder a essa pergunta, vamos observar uma proposta do nosso material:
A página acima é uma prancheta de invenção que pertence à Coleção do Grupo 2.
Para refletir:
Como eu sei qual é a proposta da página?
Onde encontro as orientações metodológicas para realizar a atividade?
Quais materiais e em qual espaço vou realizar esta vivência?
As respostas para essas questões encontramos no Livro de Experiências (material do professor).
Nesses livros, as possibilidades para a organização de sessões e contextos de brincadeiras e interação apresentam:
- contextualização;
- espaço para o professor registrar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
- materialidades;
- organização do espaço;
- sugestão de tempo;
- indicação de agrupamentos;
- ação do professor.
Veja a seguir o encaminhamento para a realização da atividade: “Invenções com elementos da natureza”.
É importante ressaltar que para organizar uma jornada que contemple e respeite os pequenos, dando a cada um o tempo e a atenção necessários nesse contexto de vida coletiva, faz-se necessário um bom planejamento. E a coleção SPE destinada a essa faixa etária, prioriza isso e traz para o professor um acervo de possibilidades que podem ser feitas e refeitas ao longo do ano letivo.
Gostou deste post? Escreva nos comentários como você planeja e desenvolve as propostas para esta faixa etária.
Grande abraço,
Tatiane Sprada – tatianesprada@spe.com.br