Olá, professores(as). Tudo bem?

Provavelmente você já foi questionado sobre isso, ou até mesmo já pensou no assunto.

Então, vamos refletir juntos!

Geralmente, quando falamos em material didático, a maioria das pessoas imagina “apostilas” extensas, com sistematizações rígidas e predefinidas, usadas concomitantemente por todos os alunos. Esta lógica está atrelada a maneira como muitas pessoas, que, em sua maioria, não são da área da educação, enxergam a escola.

Sendo assim, quando falamos em bebês e crianças bem pequenas, precisamos pensar em um material didático bem flexível, que respeite a faixa etária, que enxergue a singularidade das crianças e que dê autonomia e protagonismo a este professor(a).

Para isto, a Coleção SPE destinada aos grupos 1 e 2 configura-se como um grande acervo de possibilidades, dicas e inspirações para uma prática pedagógica que valoriza as infâncias e a construção da experiência pelas crianças.

A coleção da Educação Infantil precisa ser vivenciada no cotidiano da escola, mas como fazer isso com bebês e crianças bem pequenas?

Para responder a essa pergunta, vamos observar uma proposta do nosso material:

A página acima é uma prancheta de invenção que pertence à Coleção do Grupo 2.

Para refletir:

Como eu sei qual é a proposta da página?

Onde encontro as orientações metodológicas para realizar a atividade?

Quais materiais e em qual espaço vou realizar esta vivência? 

As respostas para essas questões encontramos no Livro de Experiências (material do professor).

Nesses livros, as possibilidades para a organização de sessões e contextos de brincadeiras e interação apresentam:​

  • contextualização; ​
  • espaço para o professor registrar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; ​
  • materialidades; ​
  • organização do espaço; ​
  • sugestão de tempo; ​
  • indicação de agrupamentos; ​
  • ação do professor.

Veja a seguir  o encaminhamento para a realização da atividade: “Invenções com elementos da natureza”.

É importante ressaltar que para organizar uma jornada que contemple e respeite os pequenos, dando a cada um o tempo e a atenção necessários nesse contexto de vida coletiva, faz-se necessário um bom planejamento. E a coleção SPE destinada a essa faixa etária, prioriza isso e traz para o professor um acervo de possibilidades que podem ser feitas e refeitas ao longo do ano letivo.

Gostou deste post? Escreva nos comentários como você planeja e desenvolve as propostas para esta faixa etária.

Grande abraço,

Tatiane Sprada – tatianesprada@spe.com.br