Olá, professores! Espero que estejam bem.
Você sabia que durante essa semana é celebrada a 21ª Semana Nacional dos Museus? A semana visa comemorar o Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.
Nesse ano, o Conselho Internacional dos Museus optou pela temática “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, conectadas com três dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
A proposta tem como objetivo contribuir com a pactuação coletiva de metas relacionadas a Agenda 2030, defendendo que os museus têm um grande papel na formação e criação de um presente e de futuros sustentáveis, além da promoção da saúde e do bem-estar dos indivíduos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus: “O tema ‘Museus, sustentabilidade e bem-estar’ lembra-nos que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de ‘bem-viver’.”
Dessa forma, desenvolver a importância dos museus e o seu papel na sociedade também é dever do educador (e não somente do professor(a) de História). Muitas vezes, no senso comum, os museus são relacionados somente a coisas do passado, como se fossem lugares sem graça ou sem importância. Mas, é por meio do passado que conseguimos agir no presente e viabilizar um futuro diferente.
O trabalho com museus em sala de aula geralmente é ligado ao componente curricular de História, que ao desenvolver fontes históricas, apresenta para os alunos ainda no início do 6º ano o museu como um “guardião das memórias”. Mas, seja você professor ou professora de História ou outros componentes, nos Anos Finais ou no Ensino Médio, encorajamos o trabalho com a temática proposta pela 21ª Semana Nacional dos Museus, com o desafio de criar um museu com seus alunos.
Que tal sair fora da caixa e criar um museu virtual? Com a possibilidade de interdisciplinaridade entre os componentes curriculares, a ideia é que por meio de sites ou redes sociais aconteça a curadoria e exposição de artefatos. Esses podem ser históricos, científicos, virtuais. São extensas as possibilidades!
Para te animar, apresentamos o Museu de Memes (https://museudememes.com.br/) , um museu virtual, criado pela Universidade Federal Fluminense e que tem como objetivo realizar a curadoria e acervo dos diferentes memes que circulam nas redes.
Esse pode ser o pontapé de um projeto muito maior que sua escola poderá abraçar.
Vamos juntos?!
Abraços, Phanie
Jaime Cruz
Adorei o tema:Saúde,bem estar e sustentabilidade