Oi, Professoras e Professores!

Na sua escola, como é o documento que registra o desenvolvimento da criança dos Anos Iniciais?

Provavelmente seja alo semelhante ao boletim escolar, com uma grade dos componentes curriculares e suas respectivas notas em números que traduzem o desempenho no trimestre ou bimestre. Tem escolas que ainda no 1° ano utilizem um relatório descritivo que posteriormente é transformado em nota, outras escolas regulamentam o boletim como documento único de registro de desempenho somente no 4° e 5° ano.

O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância de manter um documento em texto anexado ao boletim de notas numerais do aluno durante todo o período dos Anos Iniciais. Sabemos que o Sistema Educacional Brasileiro exige um histórico escolar que contenha o desempenho em notas para que um aluno possa ser transferido de uma escola a outra, mas, principalmente após a fase remota de vida escolar, as crianças tendem a estar mais ansiosas com o ato de fazer avaliações ou tarefas e as famílias mais apressadas para a aprendizagem.

Quando a criança termina um bimestre com nota 60 não significa que ela não aprendeu! E como as vezes as famílias repreendem a criança por notas assim! Então, anexar ao boletim um relatório descritivo pode comunicar melhor as aprendizagens e fornecer mais informações para a nova escola sobre a criança. Muitos usam o portfólio, que é importante, mas é um outro tipo de documento. O relatório descritivo anexado ao boletim fornece uma visão geral, assim como a nota em números, de todo o desempenho no bimestre ou trimestre, de maneira objetiva e em síntese. Afinal, como fazer isso? Aqui, sugerimos dois caminhos:

  1. Utilize o Mapa Curricular Integrado: Identifique algumas atividades/páginas por componente curricular que cada criança fez o seu melhor (mesmo que não tenha atingido o máximo) e descreva como a criança atingiu a habilidade que está vinculada à atividade, consultando o Mapa Curricular Integrado no final das Orientações Metodológicas do Livro do Professor. Realizamos muitas atividades durante o bimestre, mas estou certa de que encontrará as mais importantes de cada componente curricular. Aproveite os verbos e as palavras da própria habilidade para enaltecer o que a criança já sabe e o que ainda está em desenvolvimento (e que por isso, eventualmente, “ela não tirou 100 no boletim.”).
  2. Utilize o portfólio: Se a escola já tem a prática de entregar junto com o Boletim o portfólio da criança, que possui alguns registros do que fizeram no período, vincule estas atividades registradas no relatório. Cite e descreva pelo menos uma por componente curricular, justificando o atingimento completo ou parcial da habilidade e como o exemplo pode ser visualizado no portfólio. Se escolher essa opção, atente-se ao histórico escolar para transferência e providencie um portfólio que pode ser visualizado online caso a nova escola queira mais informações da criança.

Em ambos os casos, além de melhorar a comunicação de uma escola para outra, caso a criança venha a ser investigada por equipe médica por algum motivo durante a vida escolar, quanto mais documentação avaliativa o médico tem a disposição e mais correto e vinculado ao processo educativo pode ser o laudo, sendo mais efetiva e afetiva a inclusão escolar.

O que acharam das sugestões? Utilize o campo de comentários e vamos dialogar sobre o assunto!

Um excelente semestre a todos e todas!