Olá, tudo bem? 

O post desta semana traz reflexões sobre o uso das metodologias ativas na etapa dos Anos Iniciais. 

O que são metodologias ativas? 

São abordagens de ensino que consideram o aluno no centro do processo de aprendizagem e incentivam sua participação ativa. O professor atua como um facilitador e propõe situações de aprendizagens desafiadoras e estimulantes. Ao utilizar esse tipo de metodologia o professor valoriza a interação entre os alunos, a colaboração, e experimentação e a reflexão, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e prazeroso. 

De acordo com Moran (2019), “é fundamental que os estudantes participem de ambientes ricos de experimentação, com atividades bem desenhadas para cada um, onde possam explorar, errar, refazer, empreender, cada um no seu ritmo, do seu jeito, ajudando-se e em contato com o mundo real, inserindo-se na cidade e no mundo.” 

Sabemos que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) prioriza o desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos, e um caminho promissor para pensarmos esse trabalho é a utilização de metodologias ativas em nosso planejamento.  

Um olhar para a coleção do Sistema Positivo de Ensino…  

A proposta pedagógica do Sistema Positivo de Ensino preza pela interação no processo de aprendizagem, embasado nos pilares da educação integral. Sendo assim, o material didático já é um grande aliado no desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizam o protagonismo dos nossos alunos. As propostas sugeridas pelos autores visam o desenvolvimento de habilidades e competências previstas na BNCC. 

Nos anos iniciais do ensino fundamental, as metodologias ativas podem ser aplicadas de diversas maneiras, como por meio de projetos interdisciplinares, jogos educativos, dinâmicas de grupo, entre outras estratégias que incentivem a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.  

Abaixo você pode conferir algumas das metodologias ativas que podem ser utilizadas para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo: 

  1. Aprendizagem baseada em projetos: os alunos trabalham em projetos interdisciplinares que envolvem a solução de problemas reais. Eles são incentivados a buscar informações e a trabalhar em equipe para criar soluções inovadoras. 
  2. Aprendizagem por investigação: os alunos são incentivados a investigar um tema ou problema específico por meio da pesquisa e da análise crítica de informações. Eles aprendem a formular hipóteses, a buscar evidências e a tirar conclusões com base em dados concretos.
  3. Aprendizagem por meio de jogos educativos: Nessa metodologia, os jogos são utilizados como ferramenta de aprendizagem. Os alunos são desafiados a resolver problemas e a tomar decisões em um ambiente lúdico e interativo, o que favorece a sua motivação e o seu engajamento no processo de aprendizagem.
  4. Sala de aula invertida: é uma metodologia ativa de ensino que propõe a inversão do processo de aprendizagem tradicional. Nessa abordagem, os alunos estudam o conteúdo teórico antes da aula, por meio de vídeos, textos, podcasts, entre outros recursos, e utilizam o tempo em sala de aula para realizar atividades práticas, discussões em grupo, projetos e outras atividades que aprofundem o conhecimento adquirido.
  5. Rotação por estações: consiste em dividir a sala de aula em estações de aprendizagem. Os alunos são divididos em grupos e, em cada estação, eles realizam uma atividade específica, durante um determinado período, antes de passar para a próxima estação.

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    Grande abraço. Tati. 

    Referência 

    MORAN, José. As metodologias ativas em sala de aula. Revista Pátio. Publicado em 09 de outubro de 2019.