Oi, Professoras e Professores!

Está chegando o período de “miniférias” no meio do ano letivo para que possamos fazer uma pausa para dar sequência ao segundo semestre. Certamente você tem planejado uma lista de itens pendentes que pretende executar durante o recesso.

Entretanto, como forma de contribuir para a saúde corporal e mental, é fundamental incluir atividades prazerosas que te proporcionarão condições para finalizar o ano letivo com tranquilidade.

Para você irá viajar, aproveite ao máximo! Aprecie os diversos cenários e sinta com calma as sensações que cada lugar poderá despertar em você.

Caso você não tenha se programado para viajar, aqui vão algumas dicas para relaxar a mente e curtir o recesso com pessoas especiais:

Jogos de tabuleiro

Que tal resgatar jogos como dama, trilha, cata palitos, quebra-cabeça e afins? Esses recursos, além de exercitar a mente de maneira leve e divertida, contribui para criar ou fortalecer relações sociais. Esses jogos também podem gerar gatilhos de lembranças e momentos marcantes vividos pelos jogadores e criar memórias afetivas.

Lugares novo

Você conhece com profundidade a sua cidade e o entorno dela? Certamente na sua região há “cantinhos” aconchegantes e inusitados ou, até mesmo, ambientes naturais ainda não desbravados por você. Se proponha a explorar ambientes naturais como cachoeira, lago, parque ou até mesmo departamentos comerciais como cafeteria, lanchonete, restaurante, entre outros que você gosta muito ou tem o desejo de conhecer.

Filme ou série

Caso você prefira assistir a filmes com mais tranquilidade, organize-se para ir a sessões de cinema em horários pouco frequentados que, durante a rotina de trabalho não é possível. Você pode, também, assistir a uma nova série ou terminar aquela que ficou pendente.

Atividade física

Se a atividade física já faz parte da sua rotina, aproveite que tem mais tempo disponível para diversificar os exercícios que costuma praticar.

Para envolver as pessoas que convivem com você, uma sugestão é brincar com atividades da infância como “amarelinha”, “pula elástico”, “queima ou queimada”, entre outras brincadeiras que estimulam e fortalecem o corpo.

Cozinhar

Para você que gosta e cozinha diariamente, que tal testar ou criar uma receita? Você pode envolver pessoas da sua família ou realizar essa ação individualmente.

Caso você não saiba cozinhar, fica a sugestão para que possa dar os primeiros passos e, quem sabe, despertar ou desenvolver essa habilidade.

Atividade artística

Na rotina da escola produzimos diversos recursos manuais com diferentes objetivos. Entretanto, durante o recesso escolar você pode se propor a fazer itens de artesanato, se é algo que te agrada. Uma dica é buscar vídeos explicativos ou participar de aulas de pintura, macramê, cerâmica, decoupage, decoração, entre outras.

Além disso, você pode começar a praticar um instrumento musical, frequentar aula de dança ou teatro, ou até mesmo, outras atividades artísticas que ativarão diferentes percepções sobre si mesmo e a respeito do mundo.

Encontro especial

Na intensa rotina de sala de aula, muitas vezes não temos tempo disponível para interagir com as pessoas que fazer parte da nossa vida e história. Nesse período de recesso visite uma pessoa especial que precisa do seu carinho e atenção ou com quem você sempre diz para marcar algo, mas que nunca dá certo. Aproveite esses dias e faça acontecer encontros marcantes que ficarão na memória e no coração para sempre!

Pense em diferentes estratégias para desfrutar desse momento fundamental para reequilibrar a vida pessoal e profissional.

Bom recesso escolar!

Abraços, Samantha!