Oi, Professoras e Professores!

Ao retornar do recesso escolar, as escolas que utilizam o nosso material didático vão se deparar com o mesmo tema, independente de qual turma trabalha: a NATUREZA!

Pode ter professoras que estão pensando: “Essa pessoa está enganada! Pois eu trabalho com Grupo 1 ou 2 e não tem essa ordem de temática.” Mas, você pode começar com o item “Brincadeiras com a Natureza”, no G1 ou “Mais brincadeiras com a Natureza” que é o caso do G2, então esse material também é para você!

E qual é o objetivo de enfatizar que o primeiro tema do segundo semestre é natureza? Porque os bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas passam um bom tempo longe daqueles adultos que se tornaram referência em um ambiente que não é o seu lar, e ao retornar os itens da natureza são um excelente aliado no acolhimento e adaptação, quando necessário.

De acordo com a Fundação Maria Souto Vidigal, uma das fundações que colaboraram para a produção do material documental do filme “O começo da vida 2: Lá fora”, a natureza é um grande laboratório para a experimentação, consciência corporal e finalmente o desenvolvimento integral em uma fase de desenvolvimento de muita curiosidade e vontade de serem protagonistas.

Aproveite este momento de retorno para a sala de aula e crie ambientações com explorações de materiais diversos que encontramos na natureza. Além disso, muitas histórias clássicas se passam em florestas ou bosques!

Confira as dicas de literaturas e atividades para cada grupo:

  • G1 – Que bicho está no verso? Crie cenários com elementos reais que remetem aos bichos da adivinha com rima, incentivando-os a lembrarem o animal não só pelo desafio do “O que é, o que é” próprio do livro, mas também pelos elementos de natureza que remetam especialmente ao habitat. Se possível, faça isso ao ar livre.

 

  • G2 – 1, 2, 3 Circo Nesta literatura, as joaninhas são artistas de circo, mas e na natureza onde podemos encontrá-las? Se a escola tiver um jardim, pátio com área verde, bosque ou até mesmo um cantinho de flores será possível encontrar as próprias, reais e será encantador e mágico para os pequenos. Mas, você pode garantir o encantamento fazendo a leitura em voz alta do livro em sala e depois fazendo uma caça às joaninhas de papel que você terá escondido pelas áreas verdes da escola. Depois, voltando para a sala, podemos contar as joaninhas e brincar com elas conforme o livro.

 

  • G3 – Quem se perdeu na floresta e achou uma casa de ursos? E quem tinha uma avó que morava na floresta? Crie um caminho de floresta com elementos da natureza, caso a escola não possua, esconda itens que remetam às histórias trabalhadas antes das férias. Peça e ajude as crianças a recontarem cada uma das histórias pelas perguntas acima e incentive o reconto, baseada nos elementos que forem encontrando, como uma caça ao tesouro. De preferência, organize os elementos de forma que as crianças encontrem na ordem da narrativa da história.

 

  • G4 – Uma horta de comidas gigantes! Retome com as crianças a primeira história do Livro Letrar, volume 1, que é O Rabanete Gigante e incentive o reconto. Aproveitando para trabalhar com a alfabetização, peça quais são as verduras e legumes que as crianças mais gostam de comer e escreva no quadro. Depois, converse com eles sobre o tempo que as plantas demoram a crescer e escolha junto com eles de 3 a 5 legumes ou verduras para plantarem na escola. Se não for possível plantar no chão, faça em 3 vasos e escolha as verduras. O importante aqui é a participação das crianças, desde a preparação da terra, plantio, irrigação e colheita. Depois, saboreiem a colheita!

 

  • G5 – Você troca? Relembre com as crianças a história O Senhor Palha da Sorte, especialmente a prática de trocar generosidades que o livro apresenta. Depois, peça que as crianças abram os presentes que você separou antecipadamente para cada um deles, enfatizando que são coisas que encontramos na natureza, como folhas grandes ou flores e frutos. Peça se todos os conhecem o que receberam e faça um passeio pela escola para que eles possam colher mais algum item da natureza que encontrarem pelo chão para que possam melhorar o presente. Depois, feche as caixas e faça uma rodada de troca de presentes entre eles, relembrando as palavras mágicas aprendidas no primeiro semestre.

O que acharam das dicas? Utilize o campo de comentários para comentar sobre o assunto 🙂

Abraços. Karol