Olá, Professoras e Professores!

Uma das principais mudanças no Novo Ensino Médio é a possibilidade de impulsionar o protagonismo do estudante, possibilitando que ele tenha o papel principal do seu próprio processo de ensino e de aprendizagem, tornando-se um sujeito ativo dentro e fora do ambiente escolar. A nova organização curricular, foi desenvolvida com o intuito de compreender as expectativas dos jovens, permitindo que os estudantes se aprofundem em áreas e experiências que dialoguem diretamente com os seus projetos de vida. Diante disso, podemos refletir como nós professores podemos nos colocar como mediadores nesse processo.

A principal finalidade do projeto de vida é instigar o protagonismo e a autonomia do estudante, bem como as suas escolhas, com foco na sua formação integral. Pensando nisso, o Núcleo de Estudos – Módulo 1 – IFI (Itinerário Formativo Integrado) da 3ª Série destaca a complexidade de ensinar alguém a estudar, pois o ato de estudar envolve várias variáveis como a motivação, a personalidade, o emocional, entre outras. Ressalta-se que o objetivo desse texto não é trazer uma receita ou uma fórmula para ensinar, mas chamar você leitor e professor para uma conversa e com isso aprendermos juntos.

O protagonismo tem como intuito colocar o estudante como participante ativo no processo de aprendizagem. A respeito disso, a BNCC destaca que a escola deve “garantir o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política” (BRASIL, 2018, p. 465). Assim, o professor assume o papel de guiar, mediar e orientar os estudantes durante as aulas, oportunizando a aprendizagem significativa. Essa abordagem pode prover o desenvolvimento de:

  • Habilidades socioemocionais (autoconhecimento e autocuidado);
  • Aguçamento da curiosidade;
  • Autonomia;
  • Cooperação e do pensamento complexo;
  • Pensamento crítico, científico e criativo.

E você professor do Ensino Médio!!! Já se perguntou como poderia mediar esse processo de aprendizagem tendo o estudante como protagonista? Como auxiliar o estudante nessa organização?

Que tal brincar de uma rede social diferente? (observe na imagem abaixo)

O Núcleo de Estudos – Módulo 1 – IFI evidencia que o plano de estudos é uma ferramenta que pode ajudar muito a desenvolver a autonomia para estudar. Essa estratégia auxilia na organização da rotina delimitando visualmente o que precisa ser estudado e o tempo reservado a cada conteúdo.

Além disso, sabemos que as pessoas aprendem de formas diferentes e que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Tem gente que aprende rápido e tem gente que aprende em outro tempo (e tudo bem), isso varia de assunto para assunto!

David Allen Kolb é um estudioso que desenvolveu um questionário que   descreve e apresenta como resultado o estilo do seu aprendizado. Você sabe qual é seu estilo de aprendizagem? E os seus estudantes? Que tal responder esse questionário?

Link do questionário de Kolb:https://www.cchla.ufpb.br/aprendizagem/

Depois comentem o resultado!!! 😊

Grande abraço,

Profª Neumar Albertoni (Assessora do Conhecimento)