Olá, professoras e professores!
O Sistema Positivo de Ensino, atento ao diálogo fundamental com a Base Nacional Comum Curricular, propõe, no módulo 7, do livro didático do Ensino Médio, um trabalho com o abstract. Esse gênero textual é pertencente ao Campo das práticas de estudo e pesquisa, como se registra na BNCC. Veja alguns aspectos que o trabalho com o abstract pode potencializar.
I – Os alunos têm contato com um gênero acadêmico, e desenvolvem a habilidade (EM13LP30) a qual tem o seguinte direcionamento na BNCC:
“Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.” (BNCC, 2018, p. 517)
II – Um bom abstract é fundamental para atrair o leitor para a leitura completa de um artigo ou mesmo para consultá-lo. Nesse sentido, os alunos podem ampliar o seu repertório no tema do artigo, caso se interessem pelo conteúdo apresentado no abstract, ou mesmo lhes seja solicitada a leitura de um deles e, posteriormente, a elaboração de um pequeno relatório a respeito do que leram.
III – A prática de ler abstracts em pesquisas de sala de aula leva os alunos a refletirem sobre a capacidade de síntese dos diversos pesquisadores. Ao lerem bons exemplos do gênero, os alunos passam a compreender a importância de um texto sintético e eficiente do ponto de vista informacional.
IV – Um dos abstracts explorados no livro didático é intitulado é: Educação, leitura e juventude: uma análise das práticas de leitura por alunos do ensino médio. Esse tema é bastante apropriado para um debate em sala de aula. Por que não aproveitar a oportunidade?
V – Posteriormente à leitura e ao estudo dos abstracts, os alunos são desafiados a escrever um exemplar do gênero, de acordo com os seus interesses de pesquisa. Essa prática de produção textual favorece o crescimento dos estudantes nos aspectos relacionados à elaboração de sínteses e a esse tipo de redação científica que envolve partes como objetivo, problematizacão, justificativa, metodologia, resultados/conclusões. Dessa forma, eles passam a enxergar o mundo da pesquisa de forma mais elaborada. É preciso, contudo, respeitar a faixa etária em que se encontram os alunos, no que tange à complexidade e ao aprofundamento das pesquisas em estudo.
Por fim, uma estratégia que potencializará os trabalhos com o gênero abstract é pedir que os estudantes pesquisem diversos exemplares desse gênero textual que tratem de temas de seu interesse, como esportes, redes sociais, games, mundo digital, entre muitos outros. Apresentações desses abstracts na sala de aula certamente tornarão ainda mais significativo o trabalho direcionado aos nossos jovens pesquisadores.
Boas leituras, produções e apresentações de abstracts!
Prof. Valter Zotto de Andrade
Ricardo Fujiwara
Importante este tema, atuo no ensino médio, com itinerário PROGRAMAÇÃO “Tecnologia Científica” entre outros (desenvolvimento de softwares, eletricidade, Física e Matemática).
Solicito, por gentileza, referências para escrita relativa aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no itinerário “tecnologia científica”