Olá, professoras e professores!

Sobre a temática de educação financeira no Ensino Fundamental Anos Finais a BNCC destaca que podem ser discutidos assuntos como taxas de juros, inflação, aplicações financeiras (rentabilidade e liquidez de um investimento) e impostos.

A Educação Financeira é pode contribuir também com 6 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organização das Nações Unidas (ONU), como apresentadas na imagem abaixo.

Tais objetivos podem ser explorados a partir de projetos realizados na escola, por meio de atividades relacionadas a temáticas de educação financeira e outras disciplinas de forma atrativa e lúdica. Além disso, o uso de dinâmicas, do cinema, do teatro, aplicativos e de outras manifestações artísticas pode possibilitar uma aprendizagem significativa para os alunos.

A escola pode ajudar, e muito, os alunos a pensar em dinheiro com consciência, tomando decisões com as quais podem arcar depois. O planejamento, mesmo feito de maneira simples e envolvendo pequenas quantias pelas crianças e os adolescentes, é bem-vindo porque ajuda a desenvolver o hábito de planejar.

A ação de poupar dinheiro está dirimente ligada ao consumo consciente, que tem como meta ao cumprimento de metas preestabelecidas. Você já teve esse diálogo com os seus alunos? Eles possuem o hábito de poupar? Seus alunos já levantaram temas como: ações, investimentos, dividendos, bitcoin, milhas, entre outros?

Os alunos estão cada vez mais cedo inseridos a essas temáticas, isso reflete os no número de investidores jovens com idade até 15 anos na bolsa. Alguns já até “comentam e ensinam que investir não é brincadeira de criança”. O Felipe Moleiro ficou famoso por como hábito fazer investimentos em ações com 12 anos, assim despertando o interesse de outros jovens pelo assunto. Com o objetivo de disseminar o conhecimento que Felipe, criou o seu canal no YouTube o “Kid Investidor” para se comunicar e mostrar sua opinião referente a determinados assuntos financeiros. Você tem algum aluno que faz investimentos ou que relata saber sobre o assunto?

Ao falar de educação financeira nas escolas, os professores têm como oportunidade de trabalhar assuntos que são temas de interesse das suas turmas e “a matemática é uma disciplina que permite o pensamento preciso, mas quando esse pensamento preciso é combinado com criatividade, flexibilidade e multiplicidade de ideias, ele ganha vida para as pessoas.” (Boaler, 2018, p. 53)

O material didático do EF – Anos Finais do SPE contempla atividades que abordam temáticas relacionadas a educação financeira, como por exemplo, as atividades relacionadas abaixo.

  • Você sabe o que é mesada?

 

  • A calculadora pode ser um importante recurso no processo de ensino e de aprendizagem

  • Você sabe o que é o IPVA?

  • Qual a diferença entre o cartão de crédito e o cartão de débito?

Esses são alguns exemplos de atividades que podem ser encontradas no livro didático dos estudantes. Para finalizar, deixo como sugestão de leitura o livro “O poder da ação” de aborda diferentes forma de falar sobre a autorresponsabilidade, bem como o planejamento do futuro e estratégias para colocar em prática.

Grande abraço,

Profª Neumar Albertoni (Assessora do Conhecimento)