Olá, professoras e professores! 😊

O livro didático de língua portuguesa dos Anos Finais – 9º ano – apresenta um capítulo intitulado Anúncio institucional: chamando para a ação. As atividades propostas levam os alunos para além do conhecimento do gênero anúncio institucional. Na prática, eles começam a amadurecer o seu olhar para a situação mencionada no texto. Vejamos como o anúncio sobre doação de órgãos é apresentado no livro didático.

ANÚNCIO I

(Livro didático 9º ano – Língua Portuguesa – p. 23 ) 

ANÚNCIO II

(Livro didático 9º ano – Língua Portuguesa – p. 36 )

Como costuma acontecer, é  apresentada aos alunos a teoria sobre o gênero, seguida de atividades que dizem respeito ao texto em discussão. Veja algumas delas:

É por meio de perguntas a respeito do objetivo do anúncio, discussões sobre o público-alvo, por exemplo, que vocês, professores, podem ampliar as discussões em sala de aula. Perguntem aos seus alunos sobre os recursos utilizados no anúncio, que envolvem as linguagens verbal e não verbal. Peçam a eles que sugiram outras possibilidades de elaboração do anúncio institucional no que se refere ao posicionamento das imagens, cores utilizadas, tipos de letras, entre outros aspectos.

Um outro ponto que deve ser mencionado diz respeito ao destaque que é dado à formação do leitor crítico. Assim, os alunos são alertados quanto à importância de uma análise mais profunda nos anúncios publicitários com os quais têm contato, refletindo sobre as estratégias de persuasão utilizadas nos textos.

Por fim, professores, é importante que vocês visualizem, no trabalho com esses anúncios, uma oportunidade para que os seus alunos passem a ter um olhar mais elaborado para esse gênero textual. E mais do que isso: que considerem a possibilidade de, no futuro, doarem órgãos ou sangue, conforme o apelo dos anúncios em discussão. É fundamental, também, que os alunos, depois das reflexões feitas, produzam anúncios publicitários institucionais, os quais podem ser expostos na sala de aula, ou em outros espaços da escola, ou mesmo virtualmente, utilizando-se o aplicativo padlet, por exemplo.

Desejo-lhes um ótimo trabalho com os anúncios publicitários institucionais!

Prof. Valter Zotto de Andrade (Assessor de conhecimento)