Olá professores e professoras!

O ano 2024 já começou e estamos iniciando o ano letivo, e claro tudo está organizado, não é mesmo? Mas afinal o que é organização? E por que ela é tão importante na escola?

Primeiramente a palavra ORGANIZAÇÃO é originada do Grego “organon” que significa instrumento, utensílio com que se trabalha; e deriva do Latim “organizare” que significa dispor de forma ordenada. Portanto podemos dar sentido que a organização está relacionada à utilização de um instrumento de trabalho com intuito de torná-lo mais eficiente e produtivo.

É por esse motivo que podemos perceber a importância dela em diversos aspectos da vida cotidiana, como na área pessoal para gerenciar melhor o tempo e saber estabelecer prioridades para uma vida mais saudável.

Já no âmbito escolar essa palavra organização é imprescindível para o planejamento estratégico em obter o resultado de aprendizagem conforme as suas intencionalidades.

É ressaltado também sobre a organização da sala de aula, criando um ambiente criativo e agradável para pensar nas diversas práticas pedagógicas, como por exemplo: disposição das mesas, criar ambientes que agreguem a rotina de aprendizado, utilizar o método da sala de aula invertida, dinâmicas que aproveitem melhor os espaços da sala de aula, e assim por diante. Algumas vantagens serão citadas que farão diferença para o sucesso das atividades propostas como:

  • Uma boa organização do ambiente de aprendizado consegue diminuir o congestionamento dentro da sala de aula, tornando-se um ambiente onde todos os estudantes tenham visão e acesso aos materiais propostos;
  • Um planejamento bem-feito proporcionará aos alunos segurança e conforto, utilizando cores claras e abertas trazendo conforto e serenidade no meio educacional;
  • Compor um planejamento ambiental que façam com que os alunos tenham interesse em estar na escola e na sala de aula, por exemplo: compor cartazes, murais e enfeites que instiguem a curiosidade dos alunos;
  • Procurar que o ambiente escolar facilite o foco máximo da atenção dos alunos, reduzindo distrações;

E como o professor organizará o ambiente?

Sabendo que o ambiente físico pode influenciar a maneira como os professores e os estudantes se sentem, pensam e se comportam, é necessário que algumas questões que apoiem a reflexão sejam feitas durante o planejamento do ambiente:

  • O ambiente da sala de aula favorece o aprendizado dos alunos?
  • A organização física interfere positivamente o aprendizado dos alunos?
  • Os diferentes espaços favorecem diferentes tipos de aulas?
  • A interação entre os alunos e professor é favorecida pela disposição das mesas?

Material de apoio G1 e G2

Após estas questões serem feitas e respondidas, agora é hora de perguntar:

Toda essa organização melhorará certas habilidades dos alunos?

A resposta é sim, estudos de neurociência confirmam que um ambiente organizado certamente proporcionará um ambiente de aprendizado melhor, desenvolvendo tais habilidades dos alunos como:

Memória de trabalho- esta função executiva é responsável pela capacidade do aluno de reter informações para concluir uma tarefa, orienta os alunos sobre o que fazer. Exemplo: Cartazes com rotinas diárias;

Organização- a palavra propriamente dita, levando os alunos a prestarem atenção nos seus materiais, em seus corpos e em seus pensamentos, deixando-os organizados e claros;

Iniciação de tarefas- a sala deve estar organizada de forma a orientar e ajudar os alunos na hora de priorizar as etapas de uma rotina, deixar os materiais bem-marcados e acessíveis para que todos vejam é uma sugestão que ajudará os alunos serem capazes de iniciar suas atividades por conta própria;

Inibição- aqui refere-se a capacidade dos alunos de monitorarem o próprio comportamento, exemplo para isso é: usar cores com propósito afim de organizar informações, tornando o ambiente dinâmico e criado com a ajuda dos alunos. Ouvir a opinião dos alunos é muito importante nesse processo.

Agora que sabemos um pouco mais sobre a importância da organização, vamos colocar em prática?