Olá professores e professoras!

Constantemente, somos desafiados no que diz respeito à adaptação de nossas aulas, materiais e avaliações para os diferentes tipos de aprendizagens apropriados a cada aluno. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, temos maior liberdade para implementar trabalhos com estilos variados, uma vez que a carga horária de diversos componentes curriculares é maior. Contudo, no Ensino Médio, temos um desafio maior, visto que o tempo de cada docente com os estudantes pode ser reduzido, a depender da grade horária com que a escola trabalha. Dessa forma, momentos de avaliações e contextualizações com os estudantes ficam menores, exigindo do docente uma adaptação pedagógica que seja significativa para os alunos, no sentido de atender às suas demandas específicas e que lhes permitam a aquisição do conhecimento.

Em razão do que foi exposto anteriormente, apresentamos aqui uma proposta de atividade processual, ou seja, que será construída no decorrer das nossas aulas, de modo a facilitar a visualização dos estudantes sobre determinados temas no componente curricular que trabalhamos com eles. E para implementá-la não serão realizados grandes investimentos. Pelo contrário, precisaremos de algo simples: uma caderneta sem lauda, pequena e que caiba no bolso. Isso se justifica pela atividade que será realizada, que precisa ser objetiva, curta e direta.

A caderneta deve ser usada pelos alunos para fazerem anotações dos termos que nós, professores, julgarmos importantes dentro do conteúdo que estamos trabalhando naquele momento. A tarefa posterior será a pesquisa sobre aquele conceito, de modo a esclarecê-lo em poucas palavras. Para desenvolver essa parte da atividade, ele poderá utilizar o próprio livro didático do Sistema Positivo de Ensino, ou realizar uma pesquisa na internet. Ainda na mesma página da caderneta, o estudante deve associar uma imagem ao que escreveu. Sobre as imagens: incentive os alunos a criarem seus desenhos, porém eles podem, também, buscar na internet figuras que representem os conceitos de forma concreta e direta. Em seguida, eles imprimem e colam na página da caderneta. Dessa forma, eles relacionam o conceito a uma imagem real, tornando o conteúdo concreto, o que vai auxiliar na compreensão do conteúdo por parte dos alunos com TEA, TDAH, AH , bem como dos típicos. É uma atividade inclusiva que auxilia a todos na compreensão dos conceitos antes dos exercícios e avaliações que exigirão que eles já tenham esse conhecimento prévio para realizá-los.

Vamos citar um exemplo do componente de Geografia, considerando o módulo 8 do material do Sistema Positivo de Ensino, quando são discutidos os conflitos que estão em curso na atualidade. Diversos conceitos podem ser destacados como importantes para a pesquisa e a representação, como, por exemplo: poder, território, fronteiras, limites, geopolítica, economia, etnia, povo, nação e país. Feita a exposição para todos, em seguida, pedimos que eles pesquisem sobre os termos que sinalizamos como importantes e anexem imagens ao conceito, facilitando a compreensão não apenas da terminologia, mas do conteúdo como um todo, viabilizando discussões mais coerentes e análises críticas em sala de aula.

Considerando e aplicando essa estratégia em sua sala de aula, certamente você contribuirá para um ensino mais abrangente, significativo e inclusivo, nos diversos componentes curriculares.

Thierre Andre Monaro  – Assessor de conhecimento do Sistema Positivo de Ensino

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