Olá, professores!

Compreendemos que o tema de Inclusão gera dúvidas, inseguranças e medos a todo o corpo docente. Em primeiro lugar, é preciso ter calma e contar com toda a rede de apoio que um professor conveniado ao Sistema Positivo de Ensino pode contar, como as Jornadas Formativas, Cursos EAD, lives e atendimentos exclusivos para a escola.

Aqui no site de Formação de Professores todas as ferramentas estão disponíveis para apoiar o professor com o objetivo de gerar confiança para que, com qualquer faixa etária, os alunos sejam incluídos nas aulas, utilizando o mesmo material didático.

Estaríamos navegando contra a maré da Inclusão se afirmássemos que existe um material didático para cada diagnóstico, porque por si mesma, essa afirmação já é excludente. Como adaptar um material sem conhecer o seu aluno? O próximo passo para realizar a inclusão é saber o que é o papel de cada agente envolvindo na rede de suporte do aluno, e também o que não é. É papel do professor:

“• Desenvolver ações inclusivas na sala de aula. Nos anos da Educação Básica, elaborar atividades e currículo adaptados.

  • Observar os percursos de aprendizagem.
  • Desenvolver metodologias e atividades considerando as necessidades do estudante.
  • Estimular a integração dos alunos com os demais colegas da turma.”

 

Não é papel do professor estabelecer as necessidades do estudante, para isso ele precisa contar com a equipe educacional e com o coordenador, que comunica aos professores. Inclusive, a relação com a família é sempre mediada pela coordenação. A família tem uma missão muito importante de ser a ponte para que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira, e esse papel da família sabemos que não é somente com casos de inclusão, correto?

“A coordenação deve obter informações sobre os alunos: suas necessidades, como era a adaptação na escola anterior, como é a interação com os colegas, com a família, quem são os profissionais de apoio, etc. É importante solicitar documentos, laudos ou pareceres dos profissionais que acompanham o aluno. Eles podem nortear o trabalho pedagógico, além de fornecer um diagnóstico preciso.”

 

As citações utilizadas neste texto são de um documento de fácil leitura e com muitas informações relevantes organizado por Karina Nones Tomelin “Hora de incluir: primeiros passos para a inclusão no contexto educacional, disponível aqui.

Ainda, o texto alerta sobre como é importante que o professor “não engesse” o seu trabalho de acordo com o laudo do estudante, e sim, procure conhecê-lo de maneira integral, observando as áreas cognitiva, afetiva, motora e relacional. Por isso, o mais importante quando falamos de inclusão é a informação e a formação. Para esse suporte, para que você saiba um pouco mais sobre as ações práticas para cada diagnóstico, mas sobretudo reflita se são ações que realmente são necessárias para o seu estudante, nós oferecemos cursos de formação e documentos de apoio. Adaptações curriculares ou didáticas são importantes, mas quais? Acesse as Jornadas Formativas, cursos EAD, Ciclo de Educação Inclusiva e os próximos artigos sobre o tema. Eu tenho certeza que podemos enriquecer o seu olhar para o tema com as formações continuadas que oferecemos no site. Conte conosco!