Olá professor e professora!
No material do Sistema Positivo de Ensino encontramos a referência de animais como recurso para estimular a criatividade, atuar como ponto de partida para a construção de conceitos, despertar uma percepção empática, fortalecer a capacidade de abstração, entre outras ações.
A inclusão de animais no processo educativo é uma prática que tem ganhado cada vez mais destaque no cenário educacional. Incorporar a presença de animais no ambiente escolar pode oferecer muitos benefícios como:
Desenvolvimento Emocional e Social:
A convivência com animais pode ajudar os alunos a desenvolver empatia e responsabilidade. Ao cuidar de um animal, eles aprendem sobre as necessidades e os sentimentos dos outros, o que pode melhorar as suas habilidades sociais e emocionais. Além disso, animais podem atuar como agentes de redução de estresse. A presença de um animal pode criar um ambiente mais relaxante e positivo, facilitando a concentração e o bem-estar dos alunos.
Estímulo ao Interesse e Curiosidade:
Os Animais podem despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais envolvente. Eles proporcionam uma oportunidade para o ensino de temas científicos de maneira prática e interativa, como a biologia, a ecologia e o comportamento animal. A interação com animais permite que os alunos vivenciem conceitos teóricos na prática, o que pode resultar em uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos abordados.
Promoção da Inclusão:
Animais podem servir como um ponto de conexão entre alunos com diferentes características e habilidades. Eles têm o poder de unir pessoas e criar um ambiente inclusivo e colaborativo. Para alunos com dificuldades de aprendizado ou necessidades especiais, animais podem oferecer suporte adicional e novas formas de engajamento. Por exemplo, a presença de animais pode melhorar a comunicação e a interação social de alunos com transtornos do espectro autista.
Integração Curricular:
Utilize os animais para criar atividades interdisciplinares como, por exemplo, realizando um projeto sobre o ciclo de vida de um animal que pode integrar ciências, matemática e até mesmo literatura, com histórias e textos sobre animais. Outra possibilidade é orientar que os alunos desenvolvam projetos relacionados aos animais, como pesquisas sobre diferentes espécies, habitats ou a importância da conservação. Esses projetos podem ser apresentados e discutidos em sala de aula, promovendo habilidades de pesquisa e comunicação.
Incorporar animais no processo de aprendizagem pode transformar a sala de aula em um espaço mais vibrante e interativo. Eles têm o potencial de enriquecer a experiência educativa, promovendo habilidades valiosas e criando um ambiente mais inclusivo e acolhedor.
Conte nos comentários se esse texto te trouxe inspirações ou compartilhe experiências do que já realizou na sua escola um trabalho ou ação envolvendo a interação entre as crianças e outros animais.
Auristela Damasceno Silvina de Souza
Muito interessante essa proposta de inserir os animais no cotidiano escolar das crianças. Esta semana tivemos a Feira de Ciência e o tema foi: De onde vem? E uma turma da Educação Infantil a abordagem foi sobre os répteis e trouxemos dois jabuti e uma lagartixa. Foi uma experiência extraordinária essa interação. As crianças precisam desse contato para que possam ser indivíduos preocupados com o meio ambiente e fazerem a diferença.
Samantha Fechio
Auristela, deve ter sido incrível o quanto as crianças aprenderam e a oportunidade que proporcionou a essas crianças de entrarem em contato com esses animais. Certamente essa experiência foi muito marcante! Parabéns pela iniciativa!! Continue compartilhando as suas práticas pedagógicas para inspirar outros educadores!