Olá professor e professora!

Você, que utiliza o material do G3, G4 ou G5, deve observar no Livro do Professor (p. 39 a 50) a indicação de um projeto incrível denominado “Entre Poemas”.

Esse projeto é proposto para ser realizado ao longo de todo o ano e está previsto no Percurso didático e no Plano semanal (disponível no Positivo On).

O foco dessa proposta é promover, por meio de um projeto que envolve práticas que intensificam o processo de alfabetização, como a consciência fonológica, por meio da escuta e pronúncia de palavras e frases, leitura de palavras e imagens presentes no material impresso ou projetadas, e escrita de palavras e imagens, uma vez que a criança será estimulada a expressar a sua interpretação do poema também por meio de representação gráfica.

Além de fortalecer as práticas que compõem a alfabetização, esse projeto fortalece o letramento, estimulando o aumento do conhecimento de mundo da criança, o desenvolvimento da criatividade, a ampliação da capacidade de interpretação, entre outros.

Conforme descrito no Livro do Professor, esse projeto pode e deve envolver o perfil das crianças de cada turma e a característica estrutural e cultural da escola. Outra sugestão é o incentivo para ampliar as ações desse projeto para outros segmentos.

Para incluir as crianças de 1 e 2 anos nesse projeto “Entre Poemas”, aqui estão algumas sugestões usando como referência os livros de literatura que estão inclusos no material de 2025:

Projeto para o G1: “O Encontro na Escola”

Tema: Amizade e descobertas

Recursos e Materiais:

  • Livro “O Encontro” de Michele Iacocca
  • Brinquedos ou objetos que representem amigos (bonecos, bichinhos)
  • Papel grande e colorido para colagens
  • Materiais sensoriais (tecidos, texturas)
  • Música suave para momentos de interação

Exploração de Espaços:

  • Dia 1: Leitura do livro em um ambiente confortável. Use entonação e expressões faciais para engajar as crianças. Pergunte como elas se sentem em relação aos amigos.
  • Dia 2-3: Atividade de interação: leve as crianças a diferentes espaços (pátio, sala de aula, brinquedoteca) e incentive-as a explorar, usando os brinquedos para representar encontros (ex: “Vamos brincar juntos!”).
  • Dia 4-5: Colagem simples: ofereça papéis coloridos e materiais sensoriais para que as crianças possam colar e criar um mural de “encontros”. Ajude-as a nomear as texturas e cores.
  • Dia 6-7: Incentive as crianças a fazer desenhos simples sobre seus amigos ou encontros, usando giz de cera ou tintas.
  • Dia 8-10: Crie um mural “O Encontro na Escola” com as colagens e desenhos, e faça um momento de roda, onde cada criança pode mostrar e falar sobre seu trabalho.

Projeto para o G2: “Rimas e Números”

Tema: Rimas e sons

Recursos e Materiais:

  • Livro “123 Rima com Você” de Lalau e Laurabeatriz
  • Brinquedos ou objetos para contar (blocos, bonecos)
  • Papel colorido e canetas laváveis
  • Música com rimas e sons
  • Cartões coloridos para a atividade de rima 

Exploração de Espaços:

  • Dia 1: Leitura interativa do livro, destacando as rimas. Use gestos e expressões faciais para ajudar na compreensão.
  • Dia 2-3: Atividade de contagem: use brinquedos ou objetos para contar enquanto canta músicas com rimas. Por exemplo, contar os blocos em um círculo.
  • Dia 4-5: Rima com objetos: mostre cartões coloridos e incentive as crianças a associar os objetos que têm rimas, como “gato” e “pato”. Use imagens e sons para tornar a atividade mais divertida.
  • Dia 6-7: Criação de um “Livro de Rimas”: ajude as crianças a colar imagens ou objetos que rimam em páginas grandes. Use materiais táteis para tornar a atividade mais sensorial.
  • Dia 8-10: Realize uma apresentação com música e rimas, onde as crianças podem dançar e cantar. Crie um espaço de leitura para que elas possam mostrar o “Livro de Rimas” para os colegas.

Espero que essas dicas te inspirem a colocar em prática esse e outros projetos utilizando poemas!
Escreva nos comentários se já conhecia o projeto “Entre poemas” e como foi realizado na sua escola.