Olá professor e professora!

Na reflexão de hoje, proponho que pensemos um pouco sobre o gênero infográfico e sua relação com os registros da Base Nacional Comum Curricular. É sempre importante destacar que o livro didático do Sistema Positivo de Ensino mantém um forte diálogo com a BNCC, e o trabalho com esse gênero textual torna evidente essa relação.

Inicialmente, vamos retomar a primeira competência específica da área de linguagens e suas tecnologias para o ensino médio:

Para explicitar essa relação, vejamos o caso do livro de língua portuguesa, volume 7, a seguir retomado:

INFOGRÁFICO: Leitura de dados, leitura de mundo

Fonte: Língua Portuguesa – Volume 7 – p. 7.

Para o domínio desse gênero textual, é preciso compreender o funcionamento das diferentes linguagens, no caso a verbal e a não verbal, e refletir sobre como elas se complementam na construção dos sentidos. Mais do que compreender a dinâmica estrutural do infográfico, vale registrar que as informações veiculadas no texto são também uma forma de aprender mais sobre a realidade dos refugiados em nível mundial.

Outro aspecto bastante relevante é o fato de que o infográfico, muitas vezes, aparece ao lado do gênero reportagem, em uma relação de complementaridade na construção dos sentidos do texto. Vejamos o seguinte exemplo:

Fonte: Língua Portuguesa – Volume 7, p. 22

O infográfico, portanto, é multimodal, já que se constrói com diferentes linguagens. Ao trabalharmos em sala com esse gênero textual, especificamente com os exemplos apresentados, estamos permitindo aos alunos a vivência de duas experiências importantes para o desenvolvimento deles: 1ª) o domínio das características do gênero infográfico; 2ª) o entendimento crítico a respeito das informações veiculadas, o que inclui um olhar humano em relação ao sério problema dos refugiados.

Deixamos aqui registrada essa reflexão para você, professor(a), na certeza de que você saberá explorar bem o trabalho com o gênero infográfico, o que potencializará o desenvolvimento da competência específica da área de linguagem, anteriormente retomada.

Valter Zotto de Andrade (Assessor de conhecimento do Sistema Positivo de Ensino).