Olá professora e professor!

A Educação Física vai muito além de atividades esportivas e exercícios físicos. Ela é um componente curricular que engloba uma variedade de elementos com o objetivo de promover o aprimoramento e a manutenção da saúde e bem-estar tanto do corpo quanto da mente. Beneficia não apenas o desenvolvimento físico, mas também aspectos psicomotores, emocionais e sociais das crianças.

Na Educação Infantil, o Campo de Experiência que mais contempla as atividades psicomotoras da criança é o “Corpo, Gestos e Movimentos”.

Este Campo de Experiência está diretamente relacionado ao desenvolvimento das habilidades motoras, à percepção corporal e à exploração do movimento, que são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Além disso, ele valoriza o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, que englobam tanto as ações motoras (movimentos corporais) quanto os aspectos cognitivos e emocionais envolvidos nesses processos.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular:

Corpo, gestos e movimentos

“Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).”

Na escola, a Educação Física contribui para o desenvolvimento psicomotor da criança, abordando aspectos como esquema corporal, lateralidade, coordenação, estruturação espacial e temporal.

Disciplina e Habilidades Socioemocionais:

A prática de esportes e atividades físicas desde a infância ajuda a desenvolver habilidades disciplinares, assim como habilidades socioemocionais, como respeito, solidariedade, empatia e autoconfiança.

Trabalho em Equipe:

A Educação Física promove a socialização, permitindo que as crianças interajam umas com as outras, aprendam a trabalhar em equipe e desenvolvam habilidades fundamentais para a vida em sociedade.

Desenvolvimento Físico e Motor:

Além dos fatores sociais e emocionais, a Educação Física está intrinsecamente ligada à saúde física das crianças. Ela as mantém saudáveis, afasta o sedentarismo e promove um desenvolvimento físico ideal, incluindo coordenação e reflexos.

Psicomotricidade:

A Psicomotricidade pode ser definida como um campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade. Pode ser considerada uma ciência que visa ao estabelecimento da conexão entre três categorias: emocional, física e cognitiva.

É importante ressaltar o papel da Psicomotricidade no ato de educar simultaneamente a mente e o corpo durante a formação da personalidade. Ela é responsável pela melhoria gradual no desempenho do aluno, capacitando-o a se desenvolver cada vez mais a partir de seu potencial motor.

Contribuições de cada Campo de Experiência:

  • Corpo, Gestos e Movimentos: Foco direto no desenvolvimento das habilidades motoras.
  • O Eu, o Outro e o Nós: Envolve coordenação motora em jogos e interações sociais.
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: Movimento e expressão corporal como formas de comunicação.
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações: Exploração motora no espaço e com objetos.
  • Traços, Sons, Cores e Formas: Percepção dos sons que o próprio corpo produz, expressões e manipulações diversas que estimulam a coordenação motora fina.

Ao se relacionar com os Campos de Experiência, a Educação Física contribui para o aprendizado e crescimento das crianças de maneira lúdica, engajante e prática, além de permitir que elas adquiram uma compreensão mais rica sobre seu próprio corpo, o espaço ao seu redor e as relações com o outro.

A combinação de jogos, atividades físicas e reflexões sobre as experiências vivenciadas fortalece a aprendizagem significativa, tornando a infância uma fase rica em descobertas e vivências.