Olá professoras e professores!!

No componente de língua portuguesa, é trabalhada a autobiografia. Você conhece as características principais desse gênero textual?

Retomamos aqui as características principais da autobiografia registradas na Seção: Organize as ideias do livro didático (módulo 2 – Língua Portuguesa).

Principais características:

–  o tempo verbal predominante é o pretérito (passado);

– o texto é predominantemente escrito na 1ª pessoa do singular;

– o autor transforma-se em um narrador – personagem;

– a subjetividade  é um ponto forte nesse gênero textual.

 

A seguir, alguns dos personagens trabalhados no capítulo 6, módulo 2 (2ª série – EM – Língua Portuguesa):

 Malala Yousafzai                                                             Anne Frank                                     

                              

 

Agatha Christie

 

Possibilidades de ampliação do gênero textual Autobiografia

O trabalho com esse gênero textual favorece a participação de outros componentes curriculares nas atividades realizadas em sala ou em casa. O(A) professor(a) de História, por exemplo, pode trabalhar o contexto histórico em que estão inseridas Malala Yousafzai e Anne Frank; o(a) professor(a) de matemática pode trabalhar o impacto das obras de Agatha Christie, por meio de dados de vendagem;  em Filosofia, podem-se explorar aspectos da força interior que Malala e Anne tinham para superar as dificuldades que viveram; em Literatura, pode ser discutido o conceito de best-seller e suas características. Em Sociologia, pode-se falar sobre o que é ser ativista, como no caso da jovem paquistanesa Malala Yousafzai e, também, podem-se discutir as diferenças de crenças religiosas entre Malala e Anne Frank. Em língua portuguesa, tendo como base algumas das obras de Agatha Christie, podem ser trabalhados os elementos da narrativa e como eles são apresentados para chamar a atenção dos leitores.

Como vemos, sempre haverá oportunidades de expandir os conhecimentos a partir do estudo do gênero textual em discussão. Nesta reflexão, foram elencadas algumas possibilidades de trabalho; porém, se você se aprofundar nos textos apresentados no livro didático, surgirão outras ideias. Deixamos aqui esse registro com o objetivo de chamar a sua atenção para o fato de que são diversas as possibilidades de ampliação dos saberes a respeito do gênero textual Autobiografia.  Não deixe de convidar outros professores para contribuir também, e de diversas maneiras, nas discussões que você estiver fazendo em sala. Esses diálogos interdisciplinares gerarão resultados de excelência para o aprendizado dos alunos.

Um abraço e até breve

Valter Zotto de Andrade

Especialista do Núcleo de Excelência Pedagógica