Considerações sobre fluência no contexto escolar

Professoras e professores!!!

Um dos questionamentos que, constantemente, fazemos em nossas aulas é: “Em que medida devo propor exercícios que tenham como base raciocínios que envolvam o mesmo conteúdo? Não queremos ser repetitivos , mas, em muitos casos, dependendo da importância do conteúdo trabalhado, voltar a raciocínios já vistos é muito importante. Héctor Ruiz Martín, pesquisador na área da psicologia cognitiva, em seu célebre livro: “Como aprendemos? Uma abordagem científica da aprendizagem e do ensino” faz considerações importantes a respeito da aprendizagem significativa. Assim ele se expressa: 

Ler mais

Formação de leitores literários

Professoras e professores!!!

No início do mês de outubro, realizamos uma live que inaugurou uma série de vídeos sobre formação leitora.
Você conferiu? Ao final deste artigo, vamos incluir o link para que você possa acompanhar essa conversa afetuosa sobre livros e leitura.

E você, educador, como tem escolhido os livros para si e para seus alunos?

Ler mais

Educação para o Futuro: Inteligência Artificial na sala de aula dos pequenos

Professoras e professores!!

A imagem de abertura deste texto foi gerada pela Inteligência Artificial (IA) a partir de orientações e descrições produzidas por mim, uma humana. Eu, por ser limitada artisticamente na área do desenho gráfico teria muita dificuldade para planejar e produzir uma imagem. Além disso, não encontraria uma imagem tão adequada. Nesse sentido, essa tecnologia da IA contribui e otimiza diversos processos do nosso dia a dia.

Ler mais

Professor, para que eu vou usar isso na vida?

Professoras e professores!!

Como conectar sua matéria com o mundo real e encantar seus alunos.

Se você é professor dos Anos Finais ou do Ensino Médio, com certeza já ouviu essa pergunta. Ela pode vir com um tom de desafio, de cansaço ou de curiosidade genuína.

A pergunta “pra que serve isso?” não é um ataque ao nosso planejamento, pode ser um convite. Um convite para construirmos pontes entre a sala de aula e a vida que pulsa lá fora. Quando essa conexão acontece, a mágica se instala: o desinteresse vira curiosidade, a obrigação vira propósito e o professor se torna um verdadeiro guia.

Ler mais

Educação que valoriza raízes: a importância das referências locais na formação dos alunos dos Anos Iniciais

Olá professoras e professores!!

No 3º, 4º e 5º anos, os alunos possuem no seu composto o material regional. A proposta pedagógica desse recurso visa complementar os assuntos abordados nos componentes de História e Geografia destacando as peculiaridades de cada Estado. Por meio da sequência didática os alunos são convidados a focar o seu olhar para os elementos que compõem cada unidade federativa, como o processo de colonização direcionou a constituição da população e as influências culturais.

Ler mais

Maker na Educação Infantil: pequenas mãos, grandes ideias

Olá professoras e professores!!

Já pensou na sua sala como um espaço onde as crianças criam, constroem, testam, erram, tentam de novo — e aprendem muito com isso?

Essa é a proposta do movimento maker: uma abordagem que valoriza o “aprender fazendo”, a criatividade e a resolução de problemas, tudo isso com muita mão na massa.

A ideia vem do verbo to make (fazer). É uma abordagem em que o aluno aprende criando: inventa, constrói, investiga, encontra soluções — muitas vezes de forma colaborativa.

Ler mais

Para que tanta pergunta?

Olá professoras e professores!!

Você já percebeu a quantidade de perguntas que existem nas páginas do nosso material, especialmente no início dos capítulos? Talvez já tenha até se questionado: “Por que tantas perguntas sendo que nem há linhas para as respostas?” Acredite, elas estão ali intencionalmente e têm um propósito importantíssimo para a aprendizagem dos seus alunos.

Ler mais