A importância do vínculo e da escuta ativa no Ensino Médio

Professoras e professores!!!

Ensinar no Ensino Médio é muito mais do que trabalhar conteúdos. É acompanhar jovens em uma fase de descobertas, dúvidas e decisões, ajudando-os a construir autonomia e propósito. Nesse processo, o vínculo e a escuta ativa se tornam essenciais. Até porque, como sabemos, eles não estão preparados para tomar todas as decisões que precisam, nem na escola, nem na vida pessoal. Tamanha é nossa responsabilidade como professores nesse processo. Já que teremos que conduzir boas reflexões acerca dos assuntos formais de sala de aula, agregando com as experiências individuais desses jovens.

Ler mais

A Literatura Infantil como ferramenta para a Educação Antirracista

Professoras e professores!!!

A literatura infantil é uma das primeiras janelas pelas quais a criança observa o mundo e também um dos primeiros espelhos onde ela busca se reconhecer. Por isso, trabalhar livros infantis com intencionalidade antirracista é essencial para construir ambientes educativos mais justos, afetivos e inclusivos, onde todas as crianças se sintam vistas e representadas.

Ler mais

Como o Sistema Positivo pode contribuir para a Educação Integral e a Alfabetização nos Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano?

Olá! Esperamos encontrar todas e todos bem. 

A proposta pedagógica do Sistema Positivo de Ensino preza pela interação no processo de aprendizagem, embasado nos pilares da Educação Integral.

Nos comprometemos diariamente com a entrega de uma solução completa de ensino e aprendizagem que está de acordo com os documentos normativos do país, como as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Este último, com força de lei,  define:

Ler mais

Considerações sobre fluência no contexto escolar

Professoras e professores!!!

Um dos questionamentos que, constantemente, fazemos em nossas aulas é: “Em que medida devo propor exercícios que tenham como base raciocínios que envolvam o mesmo conteúdo? Não queremos ser repetitivos , mas, em muitos casos, dependendo da importância do conteúdo trabalhado, voltar a raciocínios já vistos é muito importante. Héctor Ruiz Martín, pesquisador na área da psicologia cognitiva, em seu célebre livro: “Como aprendemos? Uma abordagem científica da aprendizagem e do ensino” faz considerações importantes a respeito da aprendizagem significativa. Assim ele se expressa: 

Ler mais

Formação de leitores literários

Professoras e professores!!!

No início do mês de outubro, realizamos uma live que inaugurou uma série de vídeos sobre formação leitora.
Você conferiu? Ao final deste artigo, vamos incluir o link para que você possa acompanhar essa conversa afetuosa sobre livros e leitura.

E você, educador, como tem escolhido os livros para si e para seus alunos?

Ler mais

Educação para o Futuro: Inteligência Artificial na sala de aula dos pequenos

Professoras e professores!!

A imagem de abertura deste texto foi gerada pela Inteligência Artificial (IA) a partir de orientações e descrições produzidas por mim, uma humana. Eu, por ser limitada artisticamente na área do desenho gráfico teria muita dificuldade para planejar e produzir uma imagem. Além disso, não encontraria uma imagem tão adequada. Nesse sentido, essa tecnologia da IA contribui e otimiza diversos processos do nosso dia a dia.

Ler mais

Professor, para que eu vou usar isso na vida?

Professoras e professores!!

Como conectar sua matéria com o mundo real e encantar seus alunos.

Se você é professor dos Anos Finais ou do Ensino Médio, com certeza já ouviu essa pergunta. Ela pode vir com um tom de desafio, de cansaço ou de curiosidade genuína.

A pergunta “pra que serve isso?” não é um ataque ao nosso planejamento, pode ser um convite. Um convite para construirmos pontes entre a sala de aula e a vida que pulsa lá fora. Quando essa conexão acontece, a mágica se instala: o desinteresse vira curiosidade, a obrigação vira propósito e o professor se torna um verdadeiro guia.

Ler mais