Para que tanta pergunta?

Olá professoras e professores!!

Você já percebeu a quantidade de perguntas que existem nas páginas do nosso material, especialmente no início dos capítulos? Talvez já tenha até se questionado: “Por que tantas perguntas sendo que nem há linhas para as respostas?” Acredite, elas estão ali intencionalmente e têm um propósito importantíssimo para a aprendizagem dos seus alunos.

Ler mais

Professor, vamos incluir os ODS em nossas práticas docentes?

Olá professoras e professores!!

ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eles são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, como parte da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Esses objetivos foram criados para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade até o ano de 2030. Trabalhar com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em sala de aula, por meio de projetos ou por diferentes atividades propostas pelo professor, é uma excelente forma de promover a cidadania, a consciência crítica e o engajamento dos estudantes para os desafios globais.

Ler mais

Lição de casa: uma ponte entre a escola, a família e a construção da autonomia

Olá professoras e professores!!

Entre os 7 e 10 anos, as crianças vivem uma fase decisiva para o desenvolvimento de hábitos e atitudes que impactarão seu percurso escolar e pessoal. Nesse contexto, a lição de casa deve ser vista não apenas como uma extensão do conteúdo, mas como uma ferramenta pedagógica valiosa para cultivar responsabilidade, organização e autonomia.

Mais do que garantir a sistematização de conceitos, a tarefa escolar em casa ensina a criança a lidar com rotinas, a administrar o tempo e a assumir compromissos. Ao perceber que seu esforço é acompanhado pelos adultos — professores e familiares —, ela se sente valorizada e compreende que o aprendizado também acontece fora da sala de aula.

Ler mais

A Arte potencializa a criatividade, e a criatividade potencializa a aprendizagem!

Olá professoras e professores!!

“As cem linguagens da criança não são cem, mas cem mil… A criança tem cem linguagens, cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar. […] A escola e a cultura roubam noventa e nove. A criança deve ser escutada com todas as suas linguagens.”
Loris Malaguzzi, “As Cem Linguagens da Criança”

 “A arte não é um luxo na educação, é uma necessidade. Ela contribui para o desenvolvimento da sensibilidade, da percepção, da criatividade e da capacidade crítica.”
Ana Mae Barbosa, em diversos escritos sobre arte-educação

Ler mais

Recomposição das Aprendizagens: um compromisso com o futuro dos estudantes

Olá professoras e professores!!

A pandemia escancarou o que já era um desafio: as desigualdades no processo de aprendizagem. Sabemos que muitos estudantes chegaram ao Ensino Fundamental – Anos Finais com grandes defasagens, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática, o que impacta, certamente, em outros componentes curriculares. O Ministério da Educação, atento a essa realidade, lançou o Guia para Implementação da Recomposição das Aprendizagens no segundo semestre de 2024, com propostas claras e práticas para enfrentar esse cenário nas redes de ensino.

Ler mais

Projetos que ensinam: uma nova abordagem para a prática docente.

Olá professoras e professores!!

Para os educadores que buscam tornar o processo da aprendizagem mais significativo e envolvente, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) mostra-se uma poderosa aliada nesse processo. Essa abordagem pedagógica transforma a sala de aula em um ambiente dinâmico, em que os estudantes aprendem a partir de desafios reais, desenvolvendo competências cognitivas, sociais e emocionais de forma integrada.

Ler mais

A criança e a mentira

Olá professoras e professores!!

“É mentira, 1º de abril!”

Ao entrarmos no quarto mês do ano, é quase impossível não fazer uma referência lúdica a este dia tão icônico. Acredita-se que o Dia da Mentira tenha surgido na França. No Brasil, a tradição de pregar peças associadas à data foi introduzida em 1828, segundo o site de uma agência governamental brasileira.

Ler mais

Sondagens na Alfabetização: Como Acompanhar e Analisar a Evolução dos Alunos

Olá, professores e coordenadores!

Temos duas lives importantes para a sua escola.

Sondagens na Alfabetização: Como Acompanhar e Analisar a Evolução dos Alunos

Tem novidade chegando para apoiar ainda mais o trabalho dos professores no processo de alfabetização! Nosso novo produto traz uma sondagem inicial e um portfólio com dez sondagens de escrita para aplicação ao longo do ano.

Ler mais