O Lúdico nos Anos Iniciais, um ilustre personagem!
A transição da educação infantil para os anos iniciais é um marco na vida das crianças, uma carga de responsabilidade é acrescida e as crianças são nomeadas no ambiente escolar como alunas e alunos.
A transição da educação infantil para os anos iniciais é um marco na vida das crianças, uma carga de responsabilidade é acrescida e as crianças são nomeadas no ambiente escolar como alunas e alunos.
Como professores pautados na concepção interacionista, que é a proposta em que o material do Sistema Positivo de Ensino está estruturado, rotineiramente fazemos perguntas aos alunos com diversas finalidades.
A proposta do Itinerário formativo “Biodiversidade: é preciso conhecer para cuidar” tem como foco ampliar o estudo a respeito das características dos diferentes seres vivos e estimular reflexões sobre a relação e contribuição de cada organismo para o ambiente. Além disso, por meio desse Itinerário o estudante pode ser estimulado a fazer relações entre os aspectos teóricos e a realidade.
Hello, English teachers!
Já conhecemos (e amamos!) o Itinerário Formativo específico da nossa área, não é mesmo?
O que é Letramento Matemático e qual a diferença entre Letramento e Alfabetização Matemática?
O trabalho com os Itinerários Formativos de Área é uma novidade do Novo Ensino Médio. E a pergunta que nós, docentes, muitas vezes nos fazemos é: como fazer?
Você conhece a Aprendizagem Baseada em Projetos?
Lançado em 2020, o livro “Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização”, de Artur Gomes de Morais reforça e prova, no contexto brasileiro, que as teorias dos campos da psicologia e da linguística exploradas desde a década de 1980 têm sido mais eficazes na codificação e decodificação do alfabeto.
Portanto, sendo a escrita alfabética a representação dos sons da língua, sua apropriação pela criança envolve inevitavelmente a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. O Sistema Positivo de Ensino oferece os recursos para que os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais explorem a alfabetização através deste foco. Mas, como fazer?
Olá, educador! Tudo bem?
Separamos para você algumas sugestões para o trabalho com a alfabetização e letramento fazendo o uso de jogos e brincadeiras. Confira a seguir: