Biodiversidade: é preciso conhecer para cuidar

A proposta do Itinerário formativo “Biodiversidade: é preciso conhecer para cuidar” tem como foco ampliar o estudo a respeito das características dos diferentes seres vivos e estimular reflexões sobre a relação e contribuição de cada organismo para o ambiente. Além disso, por meio desse Itinerário o estudante pode ser estimulado a fazer relações entre os aspectos teóricos e a realidade.

Ler mais

Consciência fonológica: a importância do ritmo para a alfabetização

Lançado em 2020, o livro “Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização”, de Artur Gomes de Morais reforça e prova, no contexto brasileiro, que as teorias dos campos da psicologia e da linguística exploradas desde a década de 1980 têm sido mais eficazes na codificação e decodificação do alfabeto.

Portanto, sendo a escrita alfabética a representação dos sons da língua, sua apropriação pela criança envolve inevitavelmente a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. O Sistema Positivo de Ensino oferece os recursos para que os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais explorem a alfabetização através deste foco. Mas, como fazer?

Ler mais

Planejamento: o Projeto Entre Poemas

Olá professor(a), tudo bem?

Já pensou receber duas semanas de planejamento pronto?

Aqui, você encontra planos de aula que irão te auxiliar no desenvolvimento do Projeto Entre Poemas.

Você sabia que o trabalho com poemas contribui significativamente no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética?

E que o trabalho com a consciência fonológica favorece a generalização e memorização das relações entre letras e os sons?

Ler mais