Livro didático preenchido é prova de aprendizagem nos Anos Iniciais?

Olá, professores e professoras, tudo bem?

A maioria dos pais e professores de hoje foram alunos de educação básica das décadas de 1980, 1990 e 2000. O que mudou de lá para cá nas formas de aprender e ensinar?

Sabemos que muitas coisas mudaram, mas vamos focar no processo de aprendizagem e livro didático. Os adultos de hoje aprenderam com o método apostilado, em que o treino através de resolução repetitiva de exercícios eram uma prova de aprendizagem. Essa forma de ensinar e aprender é compatível com os recursos e práticas sociais determinadas nas décadas e os documentos normativos educacionais vigentes.

Ler mais

Aromas e aprendizagem: qual a relação?

Olá, educadores. Tudo bem?

O Sistema Positivo de Ensino valoriza o uso de variados recursos sensoriais. Na Educação infantil, inclusive, em cada etapa de ensino, há sugestões de fragrâncias específicas. Cada uma é pensada com a intenção de contrastar com a cor da mascote de referência e provocar sensações de tranquilidade, concentração, relaxamento, entre outras.

Ler mais

A LEITURA EM VOZ ALTA NOS ANOS INICIAIS

Olá, educadores. Tudo bem?

Um dos grandes legados que a Escola deixa para as crianças e os jovens é o acesso ao universo da leitura e da escrita. Ler e escrever é uma das principais chaves para o exercício da cidadania. Aquele que sabe ler, consegue enxergar a realidade que se esconde atrás das entrelinhas dos discursos bem estabelecidos e articulados e, assim, é capaz de propor outras interpretações, novos sentidos etc. “Os fantásticos livros voadores do Sr. Lessmore” é um curta de animação que deixa isso extremamente claro e, por isso, recomendamos que você, professora/professor, caso ainda não tenha visto, pare uns 15 minutinhos para assistir. 

Ler mais

Mas, qual o verdadeiro papel da ONU nos conflitos armados?

Olá, professor!

Para iniciar a temática, uma dica importante é a de revisitar o conceito de Estado com os alunos quando quisermos tratar sobre o papel da ONU. Afinal, considerando que o Estado está relacionado ao ordenamento jurídico de determinado território e que é por meio dele que os governos exercem seu poder sobre o território, vale ressaltar que qualquer decisão da Organização das Nações Unidas soa como recomendação e não uma ordem, considerando o sistema internacional de soberania dos países.

Ler mais

Inclusão: por onde começar?

Olá, professores!

Compreendemos que o tema de Inclusão gera dúvidas, inseguranças e medos a todo o corpo docente. Em primeiro lugar, é preciso ter calma e contar com toda a rede de apoio que um professor conveniado ao Sistema Positivo de Ensino pode contar, como as Jornadas Formativas, Cursos EAD, lives e atendimentos exclusivos para a escola.

Ler mais