Para planejar na Educação Infantil, siga as três etapas!
Olá professor e professora!
Observe o quadro abaixo, que apresenta as palavras-chave dos princípios pedagógicos e didáticos da Proposta Curricular do Sistema Positivo de Ensino:
Olá professor e professora!
Observe o quadro abaixo, que apresenta as palavras-chave dos princípios pedagógicos e didáticos da Proposta Curricular do Sistema Positivo de Ensino:
Olá professor e professora!
A leitura desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo das crianças. Ao ler, elas expandem seu vocabulário, melhoram sua compreensão do mundo e mobilizam habilidades de concentração e pensamento crítico. A leitura também estimula a criatividade, a imaginação e o prazer pelo conhecimento.
Olá professor e professora!
O mês de novembro, marcado pelo Dia da Consciência Negra (20 de novembro), tem sido uma oportunidade para trazer à tona a valorização da cultura afro-brasileira nas escolas. Contudo, a Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, nos convida a ir além de ações pontuais e a implementar práticas que perpassam todo o ano letivo. Como fazer isso?
Nesse artigo, iremos apresentar sugestões de práticas, projetos e principalmente referências para uma construção pedagógica duradoura e significativa para todos.
Olá professor e professora!
Como é bom saber que estamos próximos de mais um final de ano letivo, não é mesmo? Com essa finalização, mais uma vez, temos um desafio: deixar organizado o próximo ano letivo, que será de novidades (mais uma vez), para o Ensino Médio.
Olá professor e professora!
Pode parecer um pleonasmo, mas essa frase carrega uma verdade essencial. Muitas vezes, encontramos práticas em sala de aula que divergem dessa ideia, priorizando o domínio completo do código alfabético antes de permitir que as crianças pratiquem a escrita. No entanto, o nosso sistema de ensino incentiva as tentativas de escrita, mesmo antes de a criança atingir a fase alfabética. Por isso, desde a Educação Infantil, nossas atividades incluem propostas de escrita espontânea que promovem a exploração da linguagem desde cedo.
Olá professor e professora!
Nos últimos tempos, a educação vem passando por relevantes transformações e muitas são as novas metodologias, utilizadas pelos educadores, para engajarem o estudante a se tornar protagonista do seu próprio aprendizado. Uma dessas metodologias é a cultura maker, mais uma ferramenta para manter os estudantes ativos e interessados no aprendizado, que incentiva a prática do “faça você mesmo” por meio da criação e da ideia de que cada estudante aprende de uma forma diferente.
Olá professor e professora!
Hoje iniciamos uma série de textos entitulada: “A neurociência explica” que vai trazer mais aspectos deste tema nos diferentes segmentos. E começaremos pela Educação Infantil, pois temos muitos “neuromitos” sobre o desenvolvimento do cérebro da criança, como as janelas de aprendizagem, a plasticidade, os estilos de aprendizagem e até a porcentagem que utilizamos (e as crianças) do cérebro. Mas, começaremos do começo: a relação entre neurociência e ludicidade, afinal, ainda temos uma cultura escolar que privilegia o registro em folha em detrimento da experiência efêmera, e precisamos falar mais sobre isso.
Olá professor e professora!
No mês de outubro, há muitas datas comemorativas. O Dia das Crianças e o Dia dos Professores são as que mais movimentam as dinâmicas escolares. Em muitos lugares, observamos as escolas preparando semanas recreativas para a criançada e organizando homenagens para os professores. Também temos instituições que comemoram o feriado religioso, a chegada da primavera (que inicia em setembro, mas há escolas que aproveitam para festejar em outubro) e até o Halloween.
Mas temos também o Dia do Saci, que é celebrado no dia 31 de outubro. Essa data foi criada com o objetivo de reforçar a cultura popular brasileira. O Saci-Pererê é uma figura famosa do folclore nacional.
Olá professor e professora!
Na reflexão de hoje, proponho que pensemos um pouco sobre o gênero infográfico e sua relação com os registros da Base Nacional Comum Curricular. É sempre importante destacar que o livro didático do Sistema Positivo de Ensino mantém um forte diálogo com a BNCC, e o trabalho com esse gênero textual torna evidente essa relação.
Inicialmente, vamos retomar a primeira competência específica da área de linguagens e suas tecnologias para o ensino médio:
Olá professor e professora!
Você, que utiliza o material do G3, G4 ou G5, deve observar no Livro do Professor (p. 39 a 50) a indicação de um projeto incrível denominado “Entre Poemas”.