5 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM ESSENCIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS PERGUNTAS INDICADORAS

Olá professores e professoras!

Você deve ter lido o título do texto e pensado: Mas, como assim existem só 5 objetivos essenciais em toda a Educação Infantil, isso deve estar errado! E realmente não são apenas 5! São, na verdade, 19 objetivos de aprendizagem considerados essenciais para a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

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Autismo: características e potencialidades

Olá professores e professoras!

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Devido a necessidade de conhecermos mais sobre essa característica a fim de desenvolvermos empatia e melhor relacionamento interpessoal com essas pessoas, a ONU estabeleceu que a data de 2 de abril fosse considerada o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

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A banalização da violência (e do mal)

Olá professores e professoras!

Ao assistir jornais, escutar podcasts e ler noticiários, nos deparamos diariamente com ondas de violência. Há quem diga que os tempos mudaram e as coisas ficaram pior. Há quem defenda que desde que o mundo é mundo é assim. A ideia da banalização do mal proposta por Hannah Arendt no contexto do pós Segunda Guerra Mundial buscou explicar o mal constante presente entre a alta patente nazista, banalizando o mal em suas ações e tornando isso uma ação presente em todos os momentos, sem uma demonização.

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Glossário como uma prática metodológica inclusiva

Olá professores e professoras!

Constantemente, somos desafiados no que diz respeito à adaptação de nossas aulas, materiais e avaliações para os diferentes tipos de aprendizagens apropriados a cada aluno. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, temos maior liberdade para implementar trabalhos com estilos variados, uma vez que a carga horária de diversos componentes curriculares é maior. Contudo, no Ensino Médio, temos um desafio maior, visto que o tempo de cada docente com os estudantes pode ser reduzido, a depender da grade horária com que a escola trabalha. Dessa forma, momentos de avaliações e contextualizações com os estudantes ficam menores, exigindo do docente uma adaptação pedagógica que seja significativa para os alunos, no sentido de atender às suas demandas específicas e que lhes permitam a aquisição do conhecimento.

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Brincar ou aprender? Será possível escolher?

Olá, professores!

Certa vez, num cantinho do parque de areia, duas crianças brincavam com bonecas, areia e panos. Ao me deparar com a peculiaridade daquela cena, aproximei-me para observar.
Uma delas enrolava a barriga da boneca com os panos coloridos, enquanto a outra estava compenetrada fazendo bolinhas de areia com as mãos. Em certo momento, um diálogo interessante começou:

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