Glossário como uma prática metodológica inclusiva

Olá professores e professoras!

Constantemente, somos desafiados no que diz respeito à adaptação de nossas aulas, materiais e avaliações para os diferentes tipos de aprendizagens apropriados a cada aluno. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, temos maior liberdade para implementar trabalhos com estilos variados, uma vez que a carga horária de diversos componentes curriculares é maior. Contudo, no Ensino Médio, temos um desafio maior, visto que o tempo de cada docente com os estudantes pode ser reduzido, a depender da grade horária com que a escola trabalha. Dessa forma, momentos de avaliações e contextualizações com os estudantes ficam menores, exigindo do docente uma adaptação pedagógica que seja significativa para os alunos, no sentido de atender às suas demandas específicas e que lhes permitam a aquisição do conhecimento.

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Brincar ou aprender? Será possível escolher?

Olá, professores!

Certa vez, num cantinho do parque de areia, duas crianças brincavam com bonecas, areia e panos. Ao me deparar com a peculiaridade daquela cena, aproximei-me para observar.
Uma delas enrolava a barriga da boneca com os panos coloridos, enquanto a outra estava compenetrada fazendo bolinhas de areia com as mãos. Em certo momento, um diálogo interessante começou:

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Sambas-enredos: como refletir sobre temáticas importantes por meio do carnaval?

Olá professores e professoras!

“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza, em fevereiro tem carnaval […]” – Jorge Ben Jor

Esse trecho conhecido de País Tropical, música de Jorge Bem Jor, retrata bem a cultura do nosso país marcado pela festividade carnavalesca no início do ano. Tudo bem que o carnaval já passou e para aqueles que acreditam que um novo ciclo só se inicia após o carnaval, já estamos vivendo um ano novo. Porém, falar de carnaval não é somente falar da festa em si. Por meio dele inúmeras possibilidades podem ser desenvolvidas.

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Brincar para aprender e desenvolver

Olá professores e professoras!

Para iniciar o ano letivo ou em qualquer outro momento, as brincadeiras são excelentes estratégias para promover socialização, aprendizagem e diversão.

Ao realizar a leitura da proposta pedagógica do material do Sistema Positivo de Ensino será possível perceber como as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento das crianças. Para complementar o que é proposto nas Orientações metodológicas, abaixo algumas sugestões de brincadeiras para envolver as crianças da Educação infantil.

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A importância de projetos interdisciplinares no ensino médio

Olá professores e professoras!

A BNCC, ao retomar os registros do Conselho Nacional de Educação (CNE),  refere-se à divisão por área de conhecimento, sendo elas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática, Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e aplicadas. Retomamos a seguir essa passagem:

A organização por áreas, como bem aponta o Parecer CNE/CP nº 11/2009, ‘não exclui necessariamente as disciplinas com suas especificidades e saberes historicamente construídos, mas, sim, implica o fortalecimento das relações entre elas e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo trabalho conjugado e cooperativo dos seus professores no planejamento e na execução dos planos de ensino’ (BRASIL, 2009).

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