Pensar sobre ensinar: a avaliação em sala de aula

Olá professores e professoras!

Início de ano letivo, planejamento e a importância de verificar os conhecimentos prévios dos alunos do(s) ano(s) anteriore(s). Como nos organizar para isso?

Sabemos que a avaliação constitui um processo contínuo que guia e orienta o processo de aprendizagem dos estudantes.

Ler mais

Muitas novidades, os mesmos princípios!

Olá professores e professoras!

Em 2024 temos muitas novidades no Sistema Positivo de Ensino, especialmente para o segmento dos Anos Iniciais!

Além da plataforma Positivo ON ficar mais leve e com uma organização mais intuitiva, um dos destaques do feed do site são para as novidades na coleção, e a maioria delas refere-se aos Anos Iniciais, você já conferiu?

Ler mais

Professor e professora, vamos incluir a Aprendizagem Baseada em Projetos em nossa prática docente?

O mundo mudou significativamente nos últimos tempos. Nossas vidas tornaram-se muito mais ligadas por meio da tecnologia, de uma economia global e das mídias sociais. A alta velocidade dita o ritmo das mudanças em todos os setores da sociedade, inclusive no âmbito educacional.  O mundo do trabalho também mudou e a colaboração tornou-se norma; a maioria das pessoas nas empresas da Era da Informação trabalha em equipes em por meio delas, ou seja, o mundo tornou-se baseado em projetos. Diante disso, como auxiliar nossos estudantes a adquirem as competências e habilidades necessárias para viverem e atuarem no século XXI?

Ler mais

Dimensões do trabalho com anúncios publicitários

Olá, professoras e professores! 😊

O livro didático de língua portuguesa dos Anos Finais – 9º ano – apresenta um capítulo intitulado Anúncio institucional: chamando para a ação. As atividades propostas levam os alunos para além do conhecimento do gênero anúncio institucional. Na prática, eles começam a amadurecer o seu olhar para a situação mencionada no texto. Vejamos como o anúncio sobre doação de órgãos é apresentado no livro didático.

Ler mais