Módulo 2 – 17 a 24 de maio

Instrutor
admin
Segmento
               

Descrição

Lançamento do segundo módulo (gravação): https://sistemapositivo.link/conexao2022

Programação dos cursos:

No dia 18/05/2022 – 18h30 às 20h30

Ciências da Natureza – Como detectar habilidades por meio de práticas avaliativas?Sinopse: A avaliação é parte fundamental para o processo de aprendizagem! E é importante que seja encarada dessa maneira, um processo, não apenas um fim. O trabalho docente precisa focar nas habilidades, fazendo dos objetos de conhecimento um trampolim para esse desenvolvimento. E as avaliações precisam estar condizentes com essa prática. Neste módulo iremos debater exatamente sobre isso: práticas avaliativas que nos ajudam a enxergar o desenvolvimento de habilidades em nossos alunos.

Ciências Humanas – Avaliar é humano?
Sinopse: Avaliamos e somos avaliados o tempo todo. No trabalho, nas relações pessoais, no trânsito, entre outros elementos da rotina pessoal de cada um. O ato de avaliar é algo espontâneo do ser humano, entretanto, trata-se de uma atividade complexa quando pensamos em educação. Quando pensamos nas aulas dos componentes das Ciências Humanas, as avaliações são ainda mais interessantes e delicadas. O que é uma avaliação de Ciências Humanas? Qual o seu propósito? Como avaliar com justiça as produções dos estudantes? Estas são algumas questões que nos fazem refletir sobre os fundamentos da nossa atividade docente. Neste sentido, este curso pretende ser um momento para aprofundar as reflexões e desenvolver estratégias e práticas avaliativas mais consistentes e diversificadas nas aulas de CHS.

Matemática – Como avaliar o ensino e a aprendizagem em Matemática?
Sinopse: Após a consolidação de objetivos claros para o processo de ensino-aprendizagem, considerando o contexto atual e a necessidade de trabalharmos com foco no protagonismo e autonomia do aluno é o momento para planejarmos a avaliação formativa dos alunos. O papel do professor avaliador não é mais averiguar “quantidade e/ou qualidade do(s) conteúdo(s)”, mas investigar o percurso dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências. Então, como planejar uma avaliação formativa nas aulas de Matemática? Venha conferir conosco!

No dia 19/05/2022 – 18h30 às 20h30

1º e 2ª anos – Avaliação formativa: a hora e a vez de ver e ser vistoSinopse: Entendendo que a compreensão é revelada no desempenho, quais características específicas devemos analisar na produção dos alunos? Vamos refletir as diferentes evidências do sucesso da aprendizagem. Embarque nessa discussão e construção de conhecimento!

3º a 5º anos – Avaliação formativa: um olhar atento do professor para o aluno
Sinopse: Entendendo que a compreensão é revelada no desempenho, quais características específicas devemos analisar na produção dos alunos? Vamos refletir as diferentes evidências do sucesso da aprendizagem. Embarque nessa discussão e construção de conhecimento!

G1 a G5 – Por que avaliar crianças tão pequenas?
Sinopse: O grande desafio da avaliação na Educação Infantil é tornar visível as aprendizagens das crianças. Como documentar as descobertas? Como registrar as subjetividades? Como descrever o cotidiano das infâncias? Vamos juntos refletir sobre as diferentes formas de documentar as aprendizagens das crianças e como os recursos do Sistema Positivo de Ensino nos auxiliam neste processo.

No dia 23/05/2022 – 18h30 às 20h30

Título: Linguagens – Avaliação por rubricas – um caminho para avaliar
Sinopse: Tendo em vista que a avaliação tem por finalidade nortear o fazer docente, já que por meio dela tomam-se decisões significativas no processo de ensino e aprendizagem, este módulo tem como propósito refletir sobre aspectos essenciais para a instauração de um processo avaliativo efetivo e voltado às competências e às habilidades por meio de rubricas.

No dia 24/05/2022 – 18h30 às 20h30

Título: Cultura Digital, Núcleo de Estudos e Empreendedorismo – Descubra 5 formas de avaliar os Itinerários Formativos Integrados
Sinopse: Os Itinerários Formativos Integrados são uma grande novidade do Novo Ensino Médio! Para alunos e professores… no caso dos docentes, as mudanças são grandes, tanto para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das aulas. Afinal, os eixos estruturantes para os Itinerários pedem que os estudantes sejam protagonistas da sua aprendizagem e as formas de avaliação tradicionais definitivamente não correspondem à forma ativa de participação dos nativos digitais. Neste curso, conheça cinco formas de avaliar, baseadas nas sequências didáticas dos Itinerários Formativos Integrados do Sistema Positivo de Ensino: Cultura Digital, Empreendedorismo e Núcleo de Estudos.

Título: Projeto de Vida e Oficina de Texto – Espaços de afeto: a importância das linguagens na avaliação em projeto de vida e oficina de textos.
Sinopse: As salas de aula são espaços onde os alunos vivenciam emoções como alegria, tristeza, curiosidade, ansiedade e outros aspectos que marcam os vínculos interpessoais e afetivos que são construídos com os professores e os objetos de conhecimento. Esse fato atribui a dimensão emocional às práticas educativas que devem ser consideradas no ambiente escolar para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, uma das principais ferramentas de qualificação para o trabalho docente é a avaliação, que, quando baseada em uma perspectiva formativa, pode facilitar decisões importantes no processo de ensino. Assim, neste módulo, tendo em conta o IFI – Projeto Vivo e Oficina de Textos, pretendemos refletir sobre o comportamento avaliativo, pensando nos diferentes tipos de linguagem presentes no material didático.

🔗  Acesso pelo endereço: https://us02web.zoom.us/j/89725363742

Não perca essa oportunidade! Contamos com sua presença!

Reviews

4.9
23 Ratings
stars 5
95.652173913043%
22
stars 4
0%
0
stars 3
0%
0
stars 2
4.3478260869565%
1
stars 1
0%
0

23 Reviews

    BOA TARDE

    Queria participa?

    Good

    Bom dia

    Ansiosa pelo curso.

    10

    Como faço para me inscrever?
    Gostaria de participar

    Colégio São José

    Inscrição

    bom dia

    Excelente curso, para que cada dia possamos adquirir mais conhecimentos…

    Um curso muito bem planejado, para que cada dia possamos adquirir mais conhecimentos…

    BOM DIA

    Tenho interesse em estar participando da formação

    Título: Analisando o processo de ensino-aprendizagem de Matemática por meio da avaliação formativa

    Aguardando ansioso.

    Esperando ansioasamente por esse conteúdo!

    curso

    Anciosa pra fazer o curso.

    Com muita expectativas pelo curso😀

    Olá!
    Gostaria de participar do curso.

    Muito ansiosa para este curso!

    Bom dia!

    Avaliação formativa: um olhar atento do professor para o aluno! Foi um Tema muito qualitativo em relação a avaliação. Me levou analisar com mais carinho e atenção a forma como nossos alunos expressam seus conhecimentos! Aguardando por mais Temas Excepcionais.

    Até mais,

    Patricia Martins – Colégio Cavlac

    .

Leave a Review