A pergunta que intitula este texto é comum a todas as escolas este ano, as famílias estão com pressa! Na ansiedade de um ano inteiro presencial depois de dois anos no sistema remoto/híbrido, os pais querem ver resultados em curto prazo e a pressão aumenta para o corpo docente.

De um lado, a BNCC que afirma que os estudantes precisam estar construindo o seu protagonismo na sala de aula, com professores estimulados a desenvolver as habilidades das crianças e adolescentes e menos focados em averiguação de conteúdo quando o assunto for avaliação. De outro, famílias que insistem em punir seus filhos quando tiram nota baixa nas provas ou apressando a escrita com exercícios repetitivos e mecânicos.

Em artigos anteriores que você pode conferir aqui no site, você encontra este assunto por diversos aspectos: ludicidade, metodologias ativas, projeto de vida, letramento matemático, letramento sonoro e por aí vai…, mas, de fato, por que insistimos tanto no tema?

Sabemos que os pais estão cada vez mais apressados e ansiosos pelo processo de alfabetização da criança, e arrisco a totalizar: tenho certeza de que você já ouviu alguma vez este ano a seguinte comparação/pergunta da família de alguma criança:

– Mas como meu filho ainda não consegue escrever [a letra cursiva] se a filha da minha vizinha que tem a mesma idade já consegue?

– Meu filho sabe as respostas, mas não adianta nada se ele não escreve direito!

E eu poderia aqui citar uma centena de frases típicas.

Então, o que podemos fazer para acalmar as famílias?

FORMAÇÃO!

Aproveitar a ida cada vez mais rara dos familiares à escola para promover aprendizagem. Nada de reuniões enfadonhas, recados paroquiais ou a quase inevitável comparação do filho de um com o filho de outro.

Comece com uma prática pedagógica baseada no material didático, conduza uma reflexão e faça perceberem o quanto aprenderam. Depois, apresente a origem da atividade (do próprio material didático) e as habilidades que as crianças desenvolvem ao vivenciarem a experiência, reforçando a característica de aprendizagem significativa.

Quer um exemplo de planejamento para reuniões de formação com as famílias? Clique aqui e conheça uma proposta de formação na íntegra!