Olá professores e professoras!

Você deve ter lido o título do texto e pensado: Mas, como assim existem só 5 objetivos essenciais em toda a Educação Infantil, isso deve estar errado! E realmente não são apenas 5! São, na verdade, 19 objetivos de aprendizagem considerados essenciais para a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

5 OBJETIVOS ESSENCIAIS – RECOMPOSIÇÃO

Nesse documento em pdf você poderá conferir 5 deles que gostaríamos de destacar no texto de hoje. Quer conferir quais são os 19 objetivos?

Acesse a recomposição de aprendizagens que trata deste tema, neste link.

Mas, qual foi o critério escolhido para destacar estes 5? Estamos em abril, encerrando um bimestre de aula e consideramos que os cinco objetivos e suas perguntas indicadoras são os principais a serem observados e avaliados ao longo de todo o ano letivo em todos os grupos da Educação Infantil, de acordo com a complexidade de cada faixa etária. Assim, você tem tempo hábil de conferir se eles estão sendo mobilizados pelas atividades que você já planejou. Caso contrário, ainda é hora de reajustar a rota e buscar atividades de rotina, projeto ou didáticas que contemples estes objetivos ainda no primeiro semestre, assim é possível, com tranquilidade, montar um plano de ação para reforçar os mesmos no segundo semestre, garantindo assim que, a cada grupo, as crianças construam estas aprendizagens de maneira completa, de grupo em grupo, até o segundo semestre do G5.

 

Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários!

Boas aulas,

Karol.