Professoras e professores!!
Dias atrás, acompanhei a saída de uma escola e, nessa ocasião, presenciei uma cena comum: uma mãe recebeu seu filho e, logo em seguida, comentou com outra mãe: “Meu Deus, olha a sujeira dele! Todo dia é assim, pego ele na escola todo sujo! Acho que a professora poderia cuidar um pouquinho mais do uniforme dele!”.
O ocorrido, claro, não me surpreendeu. Em mais de duas décadas de trabalho na educação, já ouvi esse tipo de comentário algumas vezes. Inclusive, como professora, também precisei escutar reclamações assim. Mas, agora, escolhi abordar esse tema porque, tantas vezes, não tive a liberdade de expor às famílias o que realmente pensava.
Hoje, escrevo aquilo que sempre quis responder a todos os pais e mães que já reclamaram por receberem seus filhos sujos:
“Querida família,
Seu filho está indo para casa sujo porque ele, de fato, viveu a escola. A infância é tempo de experiências, descobertas e trocas. E nada disso acontece sem cores, sem terra, sem brincadeira, sem sujeira!
Eu poderia passar o dia só distribuindo fichas de papel, fazendo seu filho preencher pontilhados, copiar letras e números do quadro. Ele, provavelmente, chegaria limpinho, com algumas palavras simples decoradas na mente.
Mas, ao fazer isso, ele teria perdido a chance de compartilhar ideias com os colegas no pátio, de observar as formiguinhas em fila, ou de construir algo bonito com pedras e folhas no jardim. Ele teria deixado de cantar sua música preferida deitado na grama, olhando as nuvens. E, além disso, ele teria perdido a oportunidade de cortar as laranjas que colhemos na árvore da escola – uma atividade que, se substituída pelo tempo gasto para limpar roupas e mãos, jamais aconteceria. Ele poderia até ir para casa impecável, mas empobrecido de vivências.”
Entendo que nem sempre é fácil para a família compreender a riqueza de todas as vivências da escola em um simples relato. Justamente por isso, é fundamental que o professor esteja preparado para argumentar e mostrar a potência de cada atividade.
O material do Sistema Positivo de Ensino é rico em vivências e possibilidades que ampliam o repertório dos alunos e permitem que eles vivam a infância de maneira plena e respeitosa. Nossas orientações para o professor não se limitam a instruções de sala de aula; elas reforçam os argumentos para que você possa esclarecer as dúvidas das famílias e mostrar o percurso pedagógico por trás de cada atividade.
Quem sabe, de pouquinho em pouquinho, conseguiremos explicar todo o sentido dessa educação infantil e, então, os pais compreenderão realmente o valor das vivências na escola. Dessa forma, ouso dizer que ainda teremos o prazer de ouvir uma família agradecendo: “Professora, obrigada por entregar meu filho sujo!”.
Bruna Fachini – Especialista Pedagógica
Giullia
Esse texto traduz exatamente o que penso e vivo na minha prática pedagógica. Muitas vezes, os pais se preocupam com a sujeira, mas esquecem que ela é sinal de que a criança explorou, descobriu e aprendeu. A infância não deve ser reduzida a atividades limpas e controladas, mas sim repleta de vivências que marcam e desenvolvem cada aspecto do ser. Quando vejo uma criança voltar para casa com o uniforme sujo, eu enxergo uma prova concreta de que ela viveu a escola em sua essência. É essa a lembrança que desejo que fiquem das experiências na educação infantil: aprender brincando, explorando e sendo feliz.
Vilma Silva Matias de Almeida
Trabalho numa escola que os alunos “vivem a escola” e não são “empobrecidos de vivência!”
Mesmo tendo alunos do Fundamental 1, anos iniciais, também os vejo voltarem “sujos”, pois viveram a escola da sua melhor forma!
Bruna Fachini
Que alegria ler seu comentário, Vilma!
Essas escolas fazem a diferença na vida das nossas crianças! Parabéns pelo seu trabalho!❤️
Fabiana Aparecida
Sou profe da educação infantil, levo meus alunos constantemente para area externa da escola. Sou assim, gosto de momentos que ficarão eternizados nas memórias deles. Deitam no chão, sentem o vento, observam nuvens entre outras atividades.
Laurita Bazoni da Silva
Sim não tem aprendizagem mas rica, se não for na vivência, por isto deixe as crianças serem felizes e descobrir o mundo com as vivência, rico demais o material do positivo.