Professoras e professores!!

Dias atrás, acompanhei a saída de uma escola e, nessa ocasião, presenciei uma cena comum: uma mãe recebeu seu filho e, logo em seguida, comentou com outra mãe: “Meu Deus, olha a sujeira dele! Todo dia é assim, pego ele na escola todo sujo! Acho que a professora poderia cuidar um pouquinho mais do uniforme dele!”.

O ocorrido, claro, não me surpreendeu. Em mais de duas décadas de trabalho na educação, já ouvi esse tipo de comentário algumas vezes. Inclusive, como professora, também precisei escutar reclamações assim. Mas, agora, escolhi abordar esse tema porque, tantas vezes, não tive a liberdade de expor às famílias o que realmente pensava.

Hoje, escrevo aquilo que sempre quis responder a todos os pais e mães que já reclamaram por receberem seus filhos sujos:

“Querida família,

Seu filho está indo para casa sujo porque ele, de fato, viveu a escola. A infância é tempo de experiências, descobertas e trocas. E nada disso acontece sem cores, sem terra, sem brincadeira, sem sujeira!

Eu poderia passar o dia só distribuindo fichas de papel, fazendo seu filho preencher pontilhados, copiar letras e números do quadro. Ele, provavelmente, chegaria limpinho, com algumas palavras simples decoradas na mente.

Mas, ao fazer isso, ele teria perdido a chance de compartilhar ideias com os colegas no pátio, de observar as formiguinhas em fila, ou de construir algo bonito com pedras e folhas no jardim. Ele teria deixado de cantar sua música preferida deitado na grama, olhando as nuvens. E, além disso, ele teria perdido a oportunidade de cortar as laranjas que colhemos na árvore da escola – uma atividade que, se substituída pelo tempo gasto para limpar roupas e mãos, jamais aconteceria. Ele poderia até ir para casa impecável, mas empobrecido de vivências.”

Entendo que nem sempre é fácil para a família compreender a riqueza de todas as vivências da escola em um simples relato. Justamente por isso, é fundamental que o professor esteja preparado para argumentar e mostrar a potência de cada atividade.

O material do Sistema Positivo de Ensino é rico em vivências e possibilidades que ampliam o repertório dos alunos e permitem que eles vivam a infância de maneira plena e respeitosa. Nossas orientações para o professor não se limitam a instruções de sala de aula; elas reforçam os argumentos para que você possa esclarecer as dúvidas das famílias e mostrar o percurso pedagógico por trás de cada atividade.

Quem sabe, de pouquinho em pouquinho, conseguiremos explicar todo o sentido dessa educação infantil e, então, os pais compreenderão realmente o valor das vivências na escola. Dessa forma, ouso dizer que ainda teremos o prazer de ouvir uma família agradecendo: “Professora, obrigada por entregar meu filho sujo!”.

Bruna Fachini – Especialista Pedagógica