Olá professores e professoras!
Você deve ter lido o título do texto e pensado: Mas, como assim existem só 5 objetivos essenciais em toda a Educação Infantil, isso deve estar errado! E realmente não são apenas 5! São, na verdade, 19 objetivos de aprendizagem considerados essenciais para a transição da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
5 OBJETIVOS ESSENCIAIS – RECOMPOSIÇÃO
Nesse documento em pdf você poderá conferir 5 deles que gostaríamos de destacar no texto de hoje. Quer conferir quais são os 19 objetivos?
Acesse a recomposição de aprendizagens que trata deste tema, neste link.
Mas, qual foi o critério escolhido para destacar estes 5? Estamos em abril, encerrando um bimestre de aula e consideramos que os cinco objetivos e suas perguntas indicadoras são os principais a serem observados e avaliados ao longo de todo o ano letivo em todos os grupos da Educação Infantil, de acordo com a complexidade de cada faixa etária. Assim, você tem tempo hábil de conferir se eles estão sendo mobilizados pelas atividades que você já planejou. Caso contrário, ainda é hora de reajustar a rota e buscar atividades de rotina, projeto ou didáticas que contemples estes objetivos ainda no primeiro semestre, assim é possível, com tranquilidade, montar um plano de ação para reforçar os mesmos no segundo semestre, garantindo assim que, a cada grupo, as crianças construam estas aprendizagens de maneira completa, de grupo em grupo, até o segundo semestre do G5.
Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários!
Boas aulas,
Karol.
JANAINA BORLINGUES PAULO SANTANA
Adorei as sugestões de atividades!
Claudia
Muito bom o estudo. Sem comentários.
Lucilene Janotta Cabrera
Vocês teriam sugestão de avaliação da Ed. Infantil a ser entregue às famílias no final de cada bimestre/semestre???
KAROLINE MARIANNE BARRETO
Oi Lucilene, tudo bem? O que sugerimos em documentação pedagógica é criar o relatório respondendo às perguntas indicadoras que construímos para cada objetivo de aprendizagem. Você pode destacar algumas respostas com fotos das atividades desenvolvidas. Também pode usar o portfólio da criança e o livro didático como registros das atividades desenvolvidas e no seu texto você interpreta como a criança atingiu ou está em desenvolvimento o objetivo de acordo com o que é indicado acima da página (o código do objetivo BNCC do seu livro do professor).
Podemos conversar mais! Entre em contato conosco: karolinebarreto@spe.com.br