Olá professoras e professores!!
Principalmente depois da pandemia, muitos professores compartilham da sensação de que as crianças estão mais dispersas, impacientes e desinteressadas. Você tem tido essas mesmas impressões?
Pesquisadores neurocientistas se dedicam muito a nos ajudar a compreender como o cérebro aprende de acordo com a faixa etária e o desenvolvimento cerebral. Com um trabalho interdisciplinar envolvendo psicologia da educação, pedagogia e biologia, já temos algumas afirmações que são unânimes entre os estudiosos, mesmo que seja um campo de pesquisa recente e, por isso, com muitas vertentes. Confira algumas delas:
- As funções executivas (atenção, memória de trabalho, controle de impulsos) melhoram progressivamente, permitindo maior capacidade de concentração e organização.
- As crianças começam a seguir regras mais complexas, mas ainda precisam de orientação e repetição.
- A capacidade de atenção sustentada melhora, permitindo períodos
- maiores de foco em atividades escolares.
- A memória de curto prazo (essencial para seguir instruções e resolver problemas) se expande, facilitando o aprendizado mais complexo.
- O armazenamento de informações na memória de longo prazo se torna mais eficiente, principalmente quando associadas a significados.
Mas, como potencializar a atenção sustentada e o uso da memória em sala de aula, diante de crianças, talvez, desmotivadas ou desinteressadas?
- As aulas podem ter atividades mais longas, mas ainda é necessário alternar momentos de concentração com pausas e movimento.
- Métodos como ensino por associação, histórias e esquemas visuais ajudam na fixação do conteúdo.
- Estratégias de revisão, como resumos e perguntas, reforçam a retenção da memória.
- O trabalho em equipe e as atividades cooperativas são essenciais para o desenvolvimento da empatia.
- A construção de um ambiente escolar positivo, com valorização das conquistas individuais e coletivas, fortalece a autoestima.
Achou interessante este assunto? Confira as bibliografias consultadas e leia suas obras completas.
- RUIZ MARTÍN, Héctor. Como aprendemos? Uma abordagem científica da aprendizagem e do ensino. Trad. Luciane Alves Schein. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2024.
- SIEGEL, D. J., & BRYSON, T. P. O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho. Editora Planeta, 2016.
Ah! Ainda oferecemos aqui no site um Curso EAD sobre Neurociência, aproveite que é gratuito e oferece certificado de 20h.
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Por Karoline Barreto.
Meiry Uyeno
Muito obrigada pelaz dicas!
Muito válidas para a minha sala de aula.