Lançamento do Módulo 3 do Conexão Professores!

Olá, professores!! É hoje o lançamento do módulo três do Conexão Professores!

O nosso segundo módulo do Conexão Professores foi um sucesso e nos trouxe grandes aprendizagens. Para continuarmos a nossa Formação Continuada, nesta quinta-feira, dia 02/09, às 19h (horário de Brasília), temos um encontro marcado com a Profª. Drª. Carla Tieppo, uma das maiores especialistas brasileiras em neurociência e aprendizagem.

O tema da palestra será: Desenhando experiências de aprendizagem inovadoras.

Não deixe de participar!

Acesse: https://sistemapositivo.link/conexaoprofe

Ler mais

Sociologia no Novo Ensino Médio

Olá, professores!

Fazendo um passeio pela nossa Proposta Curricular Editorial e Programação de Conteúdos, ambas do Novo Ensino Médio, esse episódio de podcast busca trazer algumas das nossas concepções pedagógicas e avaliativas sobre o componente curricular de Sociologia.

Vem!

Ler mais

Você chama a criança de “arteira”?

Na sabedoria popular é muito comum a gente ouvir a expressão de que “criança arteira é sinal de saúde”, então nos habituamos a utilizar a expressão antiga para se referir às crianças mais bagunceiras, levadas, cheias de energia ou até desobedientes. Mas, você sabia que este adjetivo que parece inocente e tão habitual é pejorativo e devemos evitá-lo?

Ler mais

Módulo 2 do Conexão Professores: Determinando evidências aceitáveis de aprendizagem

Olá, professores! Tudo bem com vocês? Esperamos que sim!

Neste post, procuraremos apresentar um pouco daquilo que desenvolvemos durante os cursos do Módulo 2 do Conexão Professores, em todas as etapas de ensino e em todos os componentes curriculares. O tema é abrangente e desafiador, e faz com que tenhamos que nos desvencilhar de lugares comuns no que se refere ao lócus avaliativo. Nosso tema diz respeito à determinação de evidências aceitáveis de aprendizagem: quais aspectos das produções desenvolvidas pelos estudantes podem ser avaliados para determinarmos se realmente houve o aprendizado? Alcançamos efetivamente aquilo que havíamos proposto? Quais facetas da compreensão são importantes de serem levadas em consideração quando pensamos no desenvolvimento integral do estudante?

Ler mais